Rainha Sertaneja

Roberta Miranda celebra 30 anos de carreira saudando o novo 'feminejo'

Cantora lança CD e DVD intitulado 'Os Tempos Mudaram' repleto de estrelas da nova geração sertaneja

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 27/06/2017 às 5:00
Foto: Divulgação
Cantora lança CD e DVD intitulado 'Os Tempos Mudaram' repleto de estrelas da nova geração sertaneja - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Em um reino não muito distante, um imponente castelo de led surge ao som de uma simples viola misturada a uma melodia medieval. Não demora muito para os acordes conhecidos de Vá com Deus sejam perceptíveis. Nesse palco, surge ela, e apenas ela: Maria Albuquerque de Miranda, a Roberta Miranda que todos conhecem, desfilando numa passarela em forma de tapete vermelho. Sua banda, colocada estrategicamente abaixo do palco como nas óperas antigas, a reverencia junto com o público. Com toda essa pompa e circunstância não dá para duvidar: estamos diante da verdadeira Rainha do Sertanejo.

Todo esse contexto foi bem produzido para conceber o seu mais novo CD e DVD Os Tempos Mudaram (Sony Music, 2017), que celebra os 30 anos de carreira da artista. O trabalho, carregado de simbologias, também foi gravado num dia estratégico: no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Espaço das Américas, em São Paulo.

O peso deste novo trabalho é ainda maior pelo formato escolhido por Roberta Miranda, que assina a direção musical do espetáculo. Para comemorar as três décadas de carreira, ela resolve dividir o palco com os maiores nomes do sertanejo feminino atual. E as escolhas não poderiam ser mais certeiras: Marília Mendonça, Simone & Simaria, Maiara & Maraísa, Naiara Azevedo e as novatas Day & Lara. Para completar, Solange Almeida, como representante do forró, fecha a lista das empoderadas da música popular atual.

Em 21 faixas (14 no CD), o repertório foi composto pelos sucessos mais emblemáticos de Roberta como Vá Com Deus, São Tantas Coisas e Meu Dengo; clássicos do sertanejo como Estrada da Vida, Boate Azul e Ainda Ontem Chorei de Saudade; e sete músicas inéditas e autorais, com destaque para O Meu Coração Disse Sim, que ganha arranjos elaborados de tango, e Coisas que Não Voltam Mais, onde a artista consegue musicar uma letra quase autobiográfica, onde o refrão é a oração “Santo Anjo do Senhor”.

OS TEMPOS MUDARAM

A música inédita que leva o título do trabalho tem a participação de Marília Mendonça, a maior expoente do “feminejo” atual. Com a experiência de Roberta Miranda e todas as dificuldades que teve para firmar seu nome no mercado enquanto mulher, as duas se sentem muito confortáveis em cantar versos mais que atuais como: “Olha só, meu companheiro/ Hoje a moda é outra, os tempos mudaram/ A mulher é independente/ Bebe, bate e joga o homem pra fora”.

Antes do grande último ato do show, a mesma Marília agradece por Roberta Miranda ter aberto os caminhos das mulheres no sertanejo. A anfitriã responde a convidada: “Eu agradeço a Deus ter braços largos para abraçar todas elas, sem nenhum pingo de inveja, nenhum pingo de maldade. Agradeço a Deus por ter deixado aqui o meu legado”, conclui a cantora, sob aplausos de reconhecimento da plateia.

Como um verdadeiro passar de bastão da Rainha para suas súditas, o número final de Majestade o Sabiá – seu grande sucesso – ao som de cada convidada, com efeitos de luz e som em cada verso a capela, arrepia a cada entrada. Ao se juntar a elas para concluir a música, Roberta Miranda registra, em definitivo, seu lugar na história como cantora, compositora e artista.

Últimas notícias