Rap Gospel

Pregador Luo renova suas mensagens em 'Retransmissão'

Novo álbum do cantor faz releitura de antigas canções

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 24/09/2017 às 5:00
Foto: Universal Music/Divulgação
Novo álbum do cantor faz releitura de antigas canções - FOTO: Foto: Universal Music/Divulgação
Leitura:

“Eu me envergonho do negro que trafica droga em porta de escola / Repudio a ação do homem forte que pede esmola / Vergonha é ver seu semelhante se humilhar por grana / Como o macaco faz em troca de banana”. Esses versos poderiam ser de qualquer rapper brasileiro que enxerga a dura realidade da sociedade e a denuncia em forma de música. Mas este trecho está a serviço de algo maior. Ele faz parte da música Honra, composta e gravada em 2003 pelo cantor paulista Luciano dos Santos Souza, o Pregador Luo, no disco Revolução. Este grande sucesso do artista gospel é uma das 17 faixas de sua carreira que ganharam uma releitura em seu mais novo trabalho: o álbum de remixes Retransmissão (Universal Music, 2017).

O rapper cristão de 41 anos – um dos fundadores e vocalistas do grupo de rap secular Apocalipse 16 – tem 29 de carreira. É um nome respeitado nas culturas black e hip hop do País, além de ser o inventor do rap-gospel nacional. Com 14 CDs e 2 DVDs lançados, o Pregador Luo enxerga em Retransmissão a chance de apresentar o seu trabalho para as novas gerações.

“Este álbum traz mais que simples releituras remixadas. É a oportunidade que tive de retornar às minhas origens como rapper, um homem de fé, e me apresentar aos mais jovens. Este público já me ouve bastante, mas são muito focados nas canções novas. E estas são músicas que escrevi há 20 anos pelo menos e ainda soam atuais, ganhando um novo sentido. Como o título sugere, é o melhor modo de retransmitir o meu trabalho”, conta o Pregador, em entrevista ao Jornal do Commercio por telefone.

Com uma carreira musical que começou antes de seguir o evangelho, o rapper reconhece que quebrou preconceitos com o seu trabalho cristão. “Eu quebrei um paradigma porque não aceitava o que era imposto pela religião. E Jesus foi o maior quebrador de paradigmas que já existiu. A maior parte da minha doutrina vem do cristianismo, mas não nego as minhas inspirações musicais, por exemplo. Sempre ouvi Mahatma Jackson, Nina Simone, Led Zeppelin, Michael Jackson, Steve Wonder – que é minha principal inspiração – Tim Maia, Jorge Ben Jor, Djavan e até Luiz Gonzaga”, afirma.

O reflexo do bom trabalho do Pregador Luo está em suas redes sociais: ele possui mais de 50 milhões de visualizações no YouTube, 5 milhões de seguidores no Facebook, 460 mil no Instagram e 578 mil no Twitter. Apesar do senso crítico com a religião, o rapper não se deslumbra com a fama: “Assim como não deixo que a religião me rotule, não posso deixar que pessoas e fãs condicionarem minha arte”, reforça.

Além das 17 releituras, Retransmissão traz a canção inédita Lá Onde Eu Vou Morar. Todas são canções autorais do rapper, que também assina a produção, direção e produção executiva do trabalho. O disco conta com as participações especiais de Luciano Claw, em Arrependa-se, faixa que abre o disco, do projeto homônimo, lançado em 1998; e da banda KLB, em Contei os Dias, faixa originalmente gravada no álbum Único-Incomparável, de 2012.

Para o Pregador Luo, este novo disco marca um momento de reflexão da sua vida e carreira. “Eu me vejo como um homem de missão que vai além da religião que eu escolhi. Tenho outras ambições que almejo realizar. Pretendo começar um curso de sociologia ano que vem. Aos poucos, penso em me despedir da música. Mas estou aberto mesmo para que a verdadeira vontade de Deus se cumpra em minha vida, com direito a errar, acertar, e se juntar em uma nova fase de carreira. Isso é o que fica registrado. Vamos esperar o que o amanhã nos reserva, mas vamos trabalhar hoje para fazer um futuro promissor”, conclui.

VEJA O CLIPE DE LÁ ONDE EU VOU MORAR:

Últimas notícias