MISTÉRIO

10 mistérios e teorias sobre Bruno Borges, o jovem que sumiu no Acre

As teorias envolvem a sociedade secreta medieval Rosa Cruz, o desenho Fullmetal Alchemist, reencarnação, alquimia e até uma pegadinha de um blog de humor

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/04/2017 às 10:08
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Desde o início o caso Bruno Borges, que deixou 14 livros manuscritos criptografados e desapareceu no Acre, é um mistério intrigante. Mas conforme o tempo passa e o jovem de 24 anos continua desaparecido, mais pessoas começam a se interessar pelo mistério, estudá-lo e montar teorias. No Facebook, o grupo Nós acreditamos em Bruno Borges já possui 2 mil 132 membros discutindo teses sobre o caso e especulando sobre a vida do garoto.

Conheça dez mistérios e teorias que rondam o caso:

O quarto foi todo modificado

No período de 24 dias em que os pais de Bruno viajavam de férias, o quarto de Bruno foi todo modificado. A estátua do filósofo Giordano Bruno, com mais de dois metros de altura, foi concluída e móveis, cama e outros objetos foram tirados do quarto. De acordo com a imprensa local, os itens foram vendidos. Ainda não se sabe para quem.

A Rosa-cruz

Em um quadro no quarto de Bruno, há um homem com uma roupa e capuz branco e uma cruz em uma rosa, uma possível referência à Rosa Cruz. A Rosa Cruz é uma sociedade análoga à ordens dos Maçons e dos Templários. Os rosa-cruzes se dizem herdeiros de tradições antigas que remontam ao gnosticismo (que buscava o conhecimento à margem do que dizia a Igreja), cabala (misticismo judaico), esoterismo islâmico, filosofia, mitologia egípcia, astrologia e alquimia. Há teorias de que a ordem foi criada no ano de 46 em Alexandria, no Egito. Outros afirmam que a Rosacruz surgiu no século 17, antes da Reforma Protestante. De acordo com a lenda mais popular, no entanto, seu criador foi o monge Christian Rosenkreuz (ou Frater C.R.C.), nascido na Alemanha em 1378. Rosenkreuz viajou ao Oriente Médio e estudou artes ocultas com mestres muçulmanos. Quando retornou para a Alemanha, construiu a Spiritus Sanctum (“Casa do Espírito Santo”), para celebrar seus rituais secretos.

Quadro com cruz em rosa causou suspeita sobre ligação com sociedade secreta medieval Rosa Cruz -
Pais encontraram chave para descriptografar textos em canudo -
Alguns pensam que chave de descriptografia vem de símbolos do alfabeto da Rosa Cruz e Maçoria... -
... Outros acham que a criptografia dos textos foi baseada no Manual do Escoteiro Mirim da Disney -
Seção de biografias da biblioteca de Bruno tinha livros sobre Hitler -

Os primeiros seguidores são geralmente identificados como médicos, alquimistas, naturalistas, boticários, adivinhos, filósofos e homens das artes, acusados muitas vezes de charlatanismo e heresia pelos seus opositores. Durante a Inquisição católica, a fraternidade teria de se manter secreta para fugir das condenações à fogueira.

Giordano Bruno

Entre supostos membros da Rosa Cruz, destacam-se Leonardo da Vinci, Nostradamus, Luís Vaz de Camões, Martinho Lutero, Bach e Giordano Bruno, o filósofo que Bruno Borges mais admirava. Frade dominicano, Giordano foi mandado à fogueira da Inquisição por criticar a inversão moral da Igreja Católica. O italiano também foi um dos primeiros a falar sobre um universo infinito e considerar vidas extraterrestres. "Posso imaginar um número infinito de mundos como a Terra, com um jardim do Éden em cada um", escreveu. Bruno mandou construir uma estátua do pensador em seu quarto.

Reencarnação?

Muitos comentaram sobre a semelhança física entre Bruno Borges e Giordano Bruno. O artista plástico Jorge Rivasplata, que fez a estátua no quarto do jovem, acredita que ele é uma reencarnação do filósofo que veio completar a sua obra. A estátua foi avaliada em R$ 20 mil, mas o escultor a fez por R$ 7 mil por acreditar no trabalho do acreano.

Um celular e um HD

A Polícia Civil do Acre está investigando o caso e acredita que Bruno saiu de casa voluntariamente e deve voltar em breve. De acordo com o delegado geral do estado, Carlos Flávio Portela, o jovem levou com ele um celular, um HD e algumas peças de roupas. O celular não está sendo utilizado. O delegado contou que dois amigos revelaram que Bruno tinha manifestado há tempos a intenção de se isolar.

A chave para descriptografia

Bruno deixou 14 livros criptografados e manuscritos. A família encontrou em um "canudo", daqueles de formatura, a chave para descriptografia. No grupo Nós Acreditamos em Bruno Borges, apontaram que a chave tratava-se de um alfabeto da Rosa Cruz/Maçom. Outros comentaram que o código é proveniente do Manual do Escoteiro Mirim da Disney.

O Círculo de transmutação humana

Abaixo da estátua de Giordano Bruno, há um círculo de transmutação humana. A origem do símbolo foi identificada no anime Fullmetal Alchemist. A narrativa dessa série gira em torno da alquimia, uma prática antiga que misturava diversas ciências e concepções também religiosas, voltada principalmente para a procura pela cura de todos os males e por uma maneira de transformar metais em ouro.

O símbolo da transmutação humana, porém, parece ser fictício, uma criação da série sem nenhuma referência. A partir deste ritual alquímico, seria possível transformar matéria em um ser humano. No youtube, especulou-se que Bruno Borges poderia ter tentado trazer alguém que ele gostava à vida.

Bruno abriu uma empresa antes de sumir

 Cinco meses antes de desaparecer, Bruno Borges abriu uma empresa de fornecimento de alimentos no Acre. Internautas especulam que a empresa é de seu pai, que possui um buffet em Rio Branco, e que Bruno seria um laranja.

Abduzido por extraterrestres?

O interesse do jovem por ufologia despertou uma suspeita sobre uma possível abdução. Além do quadro com um E.T. tocando seu ombro, notou-se que no quadro da Rosa Cruz, a estátua de Giordano Bruno e no quadro do ET todos parecem estar usando a mesma roupa.

Ou uma pegadinha?

O autor do blog de humor e entretenimento Não Salvo, Cid, chegou a ser acusado por internautas de estar envolvido no desaparecimento. As pessoas estranharam o fato de o blog ter sido um dos primeiros a revelar o sumiço de Bruno Borges e notaram que a data da publicação do post com a notícia era anterior ao próprio desaparecimento de Bruno. Em vídeo, Cid negou que a história de Bruno Borges seja uma "trollagem" sua. Segundo ele, a data aparece errada por conta de um "bug" digital.

HITLER

Na biblioteca de Bruno, há diversos livros sobre Hitler. No grupo de discussão, porém, a maioria não enxerga problema nessas obras. "Uai, e não se pode mais ter curiosidade por esse tipo de pessoa? Eu tenho curiosidade sobre a Waffen-SS, tem um livro super histórico sobre e nem por isso curto o que eles fizeram, muito menos o Hitler", questionou uma mulher. "Eu tenho um livro gigante sobre Segunda Guerra. Obviamente é porque eu quero começar a Terceira", ironizou um rapaz.

Últimas notícias