Evento

Padre Airton Freire abre série de palestras de 2017 no Teatro RioMar

Nova série de palestras de Padre Airton Freire irá falar sobre as quatro Virtudes Cardeais. Religioso também irá lançar livro na Livraria Praça de Casa Forte

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/04/2017 às 21:33
Guga Matos/JC Imagem
Nova série de palestras de Padre Airton Freire irá falar sobre as quatro Virtudes Cardeais. Religioso também irá lançar livro na Livraria Praça de Casa Forte - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, irá realizar uma série de palestras em várias cidades do Brasil. Os eventos serão parte do programa de formação conduzido por Padre Airton e vão abordar as quatro Virtudes Cardeais. A primeira dessas palestras irá ocorrer nesta quarta-feira (26), no Teatro do Shopping RioMar, localizado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. A entrada custa R$ 75 e o valor arrecadado será revertido para as obras sociais da Fundação Terra.

O novo projeto do Padre Airton é uma continuação desse programa de formação, que foi inciado em 2015. Naquela oportunidade, foram aprofundadas as três Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Amor (ou Caridade), que dizem respeito à religação do homem com Deus. Na continuação desse projeto, a reflexão irá se voltar para as Virtudes Cardeais, que tratam da relação entre os homens sob uma perspectiva religiosa, ponderando sobre o nosso modo de ser e de estar na Terra.

Neste primeiro encontro, o religioso irá falar sobre a virtude da Fortaleza, ou a Força, a virtude dos profetas, dos mártires e dos pobres. É pela Fortaleza, dentro da fé, que se pode vencer a apatia e o imobilismo. Para os católicos, essa é a virtude que precisa ser exercida para vencer muitos dos problemas enfrentados na contemporaneidade, como a depressão e o estresse.

Até o final de 2017, a série de palestras irá abordar as outrês três Virtudes Cardeais: ustiça (busca do bem comum); Prudência (sabedoria e bom-senso); Temperança (autocontrole e maturidade).

Em entrevista à TV JC, Padre Airton Freire falou sobre a série de palestras que pretende realizar neste ano. Você pode conferir essa entrevista, feita pela jornalista Flávia de Gusmão, no vídeo abaixo:

Lançamento de livro

Além da realização da palestra, o Padre Airton Freire também irá lançar o seu livro "Antinomias". O lançamento da obra irá ocorrer nesta terça-feira (25), às 17h, na Livraria Praça de Casa Forte, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

"Em razão de nossas próprias brechas, falhas, não suficientemente trabalhadas, descontamos em nossos filhos o que nos dizia respeito tão somente. Marcas neles foram criadas, e geramos, sem querer, nos que mais próximos de nós estavam, dores e feridas, que só podemos, depois, perceber, por seus efeitos, ao longo da vida", afirma o religioso. "Este livro é uma abordagem do que se pode vir a ser, positiva ou negativamente falando. No trato com o semelhante é que se revela até onde se pode ir. Isto implica uma postura ética que pervade todas as instâncias de ser com o outro", conclui.

Sobre a Fundação Terra

A Fundação Terra foi criada pelo Padre Airton Freire na Comunidade da Rua do lixo, localizada na periferia de Arcoverde. Hoje, além da sede na cidade pernambucana, a Fundação Terra possui uma sede em Maracanaú, no Ceará.

Juntas, as duas sedes atendem cerca de mil crianças diariamente, em escolas e creches que oferecem educação, alimentação, material escolar e fardamento, além de atividades extracurriculares. A instituição ainda mantém abrigos para idosos; casas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; cursos profissionalizantes; atendimento social, doação de casas e alimentos, entre muitas outras atividades.

Informações

Palestra beneficente com Padre Airton Freire
Tema: Virtudes Cardeais - A Fortaleza
Data: 26 de abril, no Teatro RioMar do Recife
Horário: 20h (recomenda-se chegar uma hora antes)
Ingressos à venda na bilheteria do teatro ou na GCM Representações (Rua João Tude de Melo, Shopping Parnamirim).
Informações sobre a palestra na bilheteria do teatro ou pelos telefones: 99111.5752 (Anelise) e 99292.6464 (Fernanda)

Lançamento do livro Antinomias
25 de abril, na Livraria Praça de Casa Forte
A partir das 17h

Últimas notícias