DENÚNCIA

Assédio sexual: carta aberta de 7 mil mulheres do mundo da arte

''Fomos vítimas de assédio, rebaixadas, infantilizadas, depreciadas, ameaçadas e intimidadas'', diz comunicado em denúncia

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 31/10/2017 às 11:15
Foto: Reprodução
''Fomos vítimas de assédio, rebaixadas, infantilizadas, depreciadas, ameaçadas e intimidadas'', diz comunicado em denúncia - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Cindy Sherman, Laurie Anderson, Jenny Holzer e outras grandes artistas contemporâneas se uniram a mais de 7 mil mulheres para denunciar o assédio sexual no mundo da arte.

"Somos artistas, administradoras, assistentes, curadoras, críticas de arte, diretoras, editoras, estudantes, pesquisadoras e universitárias que trabalham no mundo da arte contemporânea e fomos vítimas de assédio, rebaixadas, infantilizadas, depreciadas, ameaçadas e intimidadas por aquelas e aqueles em posição de poder".

INICIATIVA

A iniciativa começou em um grupo de discussão entre um punhado de mulheres e se ampliou rapidamente no mundo, após a renúncia - na semana passada - de Knight Landesman, diretor da revista ArtForum, uma das mais influentes no mundo da arte.

Landesman é acusado de assédio sexual em uma ação apresentada em Nova York por uma ex-funcionária do Artforum, Amanda Schmitt, que também cita assédio do diretor contra outras oito pessoas.

Após o escândalo envolvendo Harvey Weinstein, o produtor de cinema acusado por dezenas de mulheres por estupro e agressões sexuais, várias personalidades foram denunciadas, em diversas áreas de atuação.

Últimas notícias