O crescimento da economia americana se acelerou no segundo trimestre, mas permaneceu abaixo do esperado pelos analistas, segundo a primeira estimativa do departamento do Comércio publicada nesta sexta-feira (28).
Leia Também
Entre abril e junho, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos ficou fixada em 2,6% em projeção anual e dados corrigidos pelas variações sazonais, contra uma alta de 1,2% no primeiro trimestre, uma cifra revisada em baixa.
Os resultados ficaram abaixo das expectativas dos analistas que apontavam para um crescimento de 2,8% para o segundo trimestre do governo de Donald Trump.
Os gastos do consumo tiveram seu papel tradicional como locomotiva da expansão, acelerando-se a 2,8% frente ao 1,98% do trimestre anterior, mas esse ritmo acabou sendo tímido diante do último trimestre de 2016.
Previsão de Crescimento
As previsões de crescimento para 2017 para a primeira economia mundial se situam em torno de 2,1%, ao mesmo nível de 2016.
Mas o governo Trump promete acelerar a expansão a mais de 3% até o final de 2018, mediante a redução de impostos, gastos em infraestrutura e um pacote de desregulação.