EUA

Walmart rompe com fábrica chinesa que emprega norte-coreanos

O grupo americano Walmart proibiu seus fornecedores de se abastecerem em uma fábrica chinesa que empregava norte-coreanos.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/10/2017 às 16:09
Foto: AFP/Arquivos
O grupo americano Walmart proibiu seus fornecedores de se abastecerem em uma fábrica chinesa que empregava norte-coreanos. - FOTO: Foto: AFP/Arquivos
Leitura:

O grupo americano Walmart, acusado de ter vendido frutos do mar e salmão processados em uma fábrica chinesa que empregava norte-coreanos, proibiu seus fornecedores de se abastecerem nesta fábrica.

Numa investigação publicada nesta quarta-feira, a agência de notícias AP afirmou que os consumidores americanos financiaram, indiretamente, o programa nuclear norte-coreano, ao comprar mariscos e peixes no Walmart e nos supermercados alemães Aldi.

A agência descobriu que a fábrica de processamento de frutos do mar de Hunchun, uma cidade chinesa perto da fronteira com a Rússia e a Coreia do Norte, empregava norte-coreanos que entregavam 70% de seus salários ao governo de Pyongyang. 

"Auditamos e investigamos esse local e lhe demos a tarja vermelha no começo do ano, por não ter colaborado com nossa investigação, o que significa que os fornecedores já não poderão se abastecer nele para vender produtos ao Walmart", declarou nesta quinta-feira (5) à AFP Marilee McInnis, uma porta-voz do número um mundial da distribuição. 

Essa informações foram difundidas enquanto Washington quer cortar todas as fontes de financiamento de Pyongyang para impedir o desenvolvimento dos programas balístico e de armas nucleares norte-coreanos. 

O Departamento de Tesouro anunciou no fim de setembro novas sanções contra oito bancos norte-coreanos e 26 cidadãos dessa origem que operam no exterior, acusados de "facilitar" o financiamento do programa. 

As empresas americanas e as que operam em território americano são proibidas de fazer negócios com empresas norte-coreanas ou com grupos que mantenham laços com Pyongyang, sob pena de sanções. 

"Combater o trabalho forçado é um problema complexo que não pode ser realizado por só uma empresa, uma só indústria, ou um governo", destacou McInnis. 

Os supermercados alemães Aldi não responderam aos pedidos da AFP. Segundo a reportagem da AP, produtos da marca "Sea Queen" desta cadeia foram fabricados em Hunchun. 

Cerca de 100 contêineres repletos de produtos processados nas fábricas de Hunchun (sobretudo caranguejo e salmão) foram embarcados para os Estados Unidos e Canadá no começo do ano, segundo a agência americana. Eles também foram importados pela Alemanha e outros países da União Europeia.

Últimas notícias