Crescimento

Índia pode se tornar quinta economia mundial em 2018, diz relatório

Atualmente em 7º lugar, a Índia deve escalar ao quinto em 2018 e chegar ao terceiro até 2032, segundo o Centro de Pesquisa de Economia e Negócios

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/12/2017 às 14:36
Foto: Arun Sankar / AFP
Atualmente em 7º lugar, a Índia deve escalar ao quinto em 2018 e chegar ao terceiro até 2032, segundo o Centro de Pesquisa de Economia e Negócios - FOTO: Foto: Arun Sankar / AFP
Leitura:

A Índia deve superar o Reino Unido e a França e se tornar a quinta maior economia do mundo no ano que vem, disse um relatório divulgado nesta terça-feira.

Atualmente em sétimo lugar, a Índia deve escalar ao quinto em 2018 e chegar ao terceiro até 2032, segundo o Centro de Pesquisa de Economia e Negócios, uma consultoria de Londres, em seu ranking anual. 

A economia indiana ficou em seu nível mais baixo em três anos no primeiro trimestre do atual ano fiscal, após a decisão repentina do primeiro-ministro Narendra Modi, em novembro de 2016, de tirar de circulação notas de valor elevado e fazer uma reforma tributária. 

O crescimento caiu a 5,7% no período de três meses encerrado em junho, mas se recuperou levemente, a 6,3%, no trimestre seguinte. 

"Apesar de contratempos temporários, a economia da Índia ainda conseguiu alcançar a da França e do Reino Unido e em 2018 vai superar as duas para se tornar a quinta maior economia", disse o vice-presidente do Centro, Douglas McWilliams.

Motivos

Os bons preços da energia e uma revolução digital vão estimular o crescimento econômico global, diz o relatório. A expansão será dominada pelas economias asiáticas, como Índia, China e Japão. 

Os Estados Unidos, a maior economia do mundo, vão ser superados pela China em 2030, prevê o documento, acrescentando que a Índia deve assumir esse lugar "em algum momento na segunda metade deste século".

 

Últimas notícias