Uber

Uber vende suas atividades no sudeste asiático

Rival da Uber, a Grab comprou as atividades da empresa na região

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/03/2018 às 7:09
Foto: AFP
Rival da Uber, a Grab comprou as atividades da empresa na região - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Uber vendeu nesta segunda-feira suas atividades no sudeste asiático a sua rival regional Grab, um acordo que representa uma nova saída da empresa americana de serviços de veículos com motorista de um mercado internacional muito competitivo. 

A Grab adquiriu as atividades de transporte e de entrega de comida da Uber no sudeste asiático, em troca de uma participação de 27,5% para a empresa com sede na Califórnia, informou o grupo com sede em Cingapura. 

Para a Uber, esta é a maior retirada de um mercado no qual a empresa americana enfrentava uma grande concorrência, exatamente no momento em que o novo CEO do grupo, Dara Khosrowshahi, tenta limitar as importantes perdas e superar uma série de escândalos. 

Após outra dura batalha na Ásia, a Uber vendeu em 2016 suas atividades na China para a rival Didi Chuxing, em troca de uma participação, e no ano passado a empresa americana anunciou uma fusão na Rússia com o grupo de internet Yandex. 

O acordo com a Grab é similar ao assinado com a Didi e encerra anos de luta por uma parte do mercado do sudeste asiático, uma região com 650 milhões de habitantes e uma classe média em expansão. 

"A aquisição marca o início de uma nova era", afirmou o CEO da Grab, Anthony Tan. 

Khosrowshahi destacou as vantagens para a Uber: "Este acordo é uma prova do excepcional crescimento da Uber no sudeste asiático nos últimos cinco anos. Isto nos ajudará a trabalhar com mais empenho em nossos projetos de crescimento".

Como parte do acordo, o CEO da Uber integrará o conselho de administração da Grab. 

A empresa com sede em Cingapura, criada em 2012, tem 2,1 milhões de motoristas em Mianmar, Cingapura, Indonésia, Malásia, Tailândia, Camboja e Filipinas. 

Últimas notícias