Justiça

Ação coletiva de investidores contra Petrobras nos EUA avança

Pedido da petrolífera para encerrar ação coletiva por prejuízos causados pela corrupção foi negado

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 10/07/2015 às 14:44
Foto: Agência Brasil
Pedido da petrolífera para encerrar ação coletiva por prejuízos causados pela corrupção foi negado - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

A Corte de Nova York negou pedido da Petrobras para encerrar a ação coletiva movida na Justiça americana contra a companhia por suposto prejuízo causado pela corrupção. A petrolífera havia argumentado, na primeira audiência sobre o caso, em 25 de junho, que as supostas violações à legislação brasileira aconteceram em território nacional, imunizando-a perante a Justiça americana.

Apenas outro pleito foi acolhido pelo juiz Jed Rakoff, segundo comunicado emitido pela Petrobras nesta sexta (10). A Corte teria concordado em permitir a resolução por arbitragem (extrajudicial) da disputa pelas ações de títulos emitidos nos Estados Unidos em 2012 que já prescreveram.

As demais acusações continuarão a ser julgadas em Nova York. O advogado do investidor que lidera a ação, o fundo de pensão britânico USS (Universities Superannuation Scheme), Jeremy Lieberman, afirmou que executivos da empresa tinham conhecimento do esquema de corrupção.

Ele cita os ex-presidentes da Petrobras Graça Foster e José Sérgio Gabrielli e os diretores envolvidos na Operação Lava Jato. Sua sustentação é de que as supostas fraudes na Petrobras afetaram agentes do mercado nos Estados Unidos e, por isso, deveriam ser julgadas em Nova York.

Com a decisão do juiz, terá início a fase em que a defesa e a acusação começarão a elaborar as provas e argumentos. Nessa etapa, chamada de "discovery", documentos de ambas as partes, hoje mantidos em sigilo, serão liberados.

O juiz determinou que as partes apresentem o cronograma do processo até o dia 15 de julho de 2015 para que o caso esteja pronto para julgamento até o dia 1º de fevereiro de 2016. A Petrobras afirmou que "continuará atuando firmemente na defesa de seus direitos".

ENTENDA O CASO

Investidores autores da ação dizem que US$ 98 bilhões das ações e títulos da Petrobras foram inflados artificialmente pela companhia ao superestimar o valor de alguns de seus principais projetos. Eles alegam também que seria impossível que os executivos da empresa não soubessem do que se passava.

O objetivo do autores da ação coletiva é recuperar os prejuízos daqueles que aplicaram em ADRs (recibos de ações na Bolsa de Nova York) ou em títulos de dívida da Petrobras de janeiro de 2010 a março deste ano.

A alegação da ação coletiva é de que a companhia e seus executivos enganaram os investidores ao divulgarem informações financeiras incorretas ao mercado, que não consideravam o esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.

A auditoria independente PwC (PricewaterhouseCoopers), responsável por aprovar os balanços da Petrobras no período, também é apontada como ré, além dos 15 bancos responsáveis por distribuir os títulos da dívida da companhia no mercado.

Últimas notícias