As vendas de medicamentos genéricos registraram em janeiro crescimento de 11,14% em unidades na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No total, foram comercializadas mais de 92 milhões de unidades em janeiro de 2017 contra 82,818 milhões no mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos) com base nos indicadores do IMS Health, instituto que audita o varejo farmacêutico no Brasil e no mundo.
Leia Também
- Mesmo com pé atrás, recifense prefere comprar genéricos
- Vendas de genéricos somam R$ 6,3 bi no 1º semestre
- Medicamentos genéricos puxam vendas dos laboratórios
- Anvisa aprova registro de três novos genéricos
- Serviços de saúde serão oferecidos no Parque da Jaqueira durante Caravana dos Genéricos
- Preços de medicamentos genéricos em Paulista variam até 316,1%
O aumento foi puxado por um ganho da participação dos genéricos no total das vendas de medicamentos no País. O market share dos genéricos saltou de 29,82% em janeiro de 2016 para 31,93% em janeiro de 2017.
O crescimento dos genéricos foi 7,33 pontos porcentuais maior que os 3,81% de expansão verificados pelo mercado farmacêutico total, que engloba os genéricos, os similares e os medicamentos de referência.
Genéricos custam em média 35% menos que os medicamentos de referência
Os medicamentos genéricos, por lei, custam em média 35% menos que os medicamentos de referência. Mas os descontos podem chegar a 60%, segundo a associação.