ECONOMIA

Setor cervejeiro fatura mais de 70 bilhões e corresponde a 1,6% do PIB

As cervejarias se tornam o 12º maior gerador de empregos, de acordo com o BNDES

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 16/03/2017 às 10:04
Foto: Skol/Divulgação
FOTO: Foto: Skol/Divulgação
Leitura:

O setor cervejeiro, um dos mais tradicionais da economia brasileira, representa 1,6% do PIB do país e em 2016, fechou o ano com um faturamento de R$ 77 bilhões. Mesmo diante da crise, o setor é um dos maiores empregadores do Brasil, com mais de 2,2 milhões de pessoas empregadas ao longo da cadeia produtiva, as cervejarias se tornam o 12º maior gerador de empregos de acordo com o BNDES. O ramo cervejeiro está presente em todas as cidades do país, em uma rede que vai do agronegócio ao pequeno varejo, passando pelos mercados de embalagens, logística, maquinário e construção civil.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), representante das quatro maiores fabricantes de cerveja do país, o Brasil é o terceiro produtor mundial de cervejas, além de um consumo médio per capita que o garante a 27º posição no ranking internacional. Somente a CervBrasil responde por cerca de 96% do mercado cervejeiro, com 50 unidades fabris e mais de 1,2 milhão de pontos de venda em todo o território nacional. 

Foto: Skol/Divulgação
1ª: A gelada mais querida no Brasil é a Skol (Ambev). No mundo, a cerveja ocupa a 5ª posição - Foto: Skol/Divulgação
Foto: Brahma Chopp/Divulgação
2ª: A cerveja fabricada pela Ambev é chamada de Brahma Chopp por seu teor leve, similar ao chopp - Foto: Brahma Chopp/Divulgação
Foto: Antarctica/Divulgação
3ª: A Antarctica nasceu na primeira fábrica brasileira de cerveja de baixa fermentação em 1888 - Foto: Antarctica/Divulgação
Foto: Nova Schin/Divulgação
4ª: Produzida pela Brasil Kirin, a Schin é uma cerveja do tipo Pilsen tida como popular - Foto: Nova Schin/Divulgação
Foto: Itaipava/Divulgação
5ª: É das máquinas da cervejaria Petrópolis que sai a Itaipava, fundada em 1993 e popular no Brasil - Foto: Itaipava/Divulgação
Foto: Kaiser/Divulgação
6ª: Mineira, a Kaiser foi criada em 1982 por Luiz Gonçalves, dono de uma franquia da Coca-cola - Foto: Kaiser/Divulgação
Foto: Crystal/Divulgação
7ª: Também do grupo Petrópolis, é uma cerveja Pilsen com versões saborizadas de guaraná e limão - Foto: Crystal/Divulgação
Foto: Bohemia/Divulgação
8ª: Fundada em Petrópolis em 1853 por um alemão, a Bohemia foi a primeira cervejaria do Brasil - Foto: Bohemia/Divulgação
Foto: Bavaria/Divulgação
9ª: Conhecida como a 'Cerveja dos amigos', a Bavaria é produzida pela Heineken - Foto: Bavaria/Divulgação
Foto: Chopp Brahma/Divulgação
10ª: O chopp Brahma passa pelo mesmo processo da cerveja da marca, a única diferença é o envasamento - Foto: Chopp Brahma/Divulgação

A indústria da cerveja contribui fortemente para o desenvolvimento econômico do Brasil, a cada 1 real investido no setor são gerados 2,5 reais na economia. São 27 bilhões de reais em salários pagos diretamente pelo setor cervejeiro, uma ampla injeção de dinheiro para circulação. Em toda a cadeia produtiva, os números são ainda maiores, cerca de 12 mil fornecedores de bens e serviços e aproximadamente 8 milhões de profissionais das mais diversas áreas estão envolvidos na produção de cerveja no Brasil. São empresas dos setores da construção civil, transporte, energia, veículos, papel e celulose, alumínio e vidro, entre outros, envolvendo mais de 1 milhão de pequenas e médias empresas.

Para manter o ciclo eficaz do setor cervejeiro, os fabricantes investem intensamente na ampliação de seus parques produtivos e em inovação, o que gera mais tributos, mais empregos e renda e, por conseguinte, um grau maior de desenvolvimento sustentável.

ACFLEX

Nesta leva de investimentos, um material que não pode faltar nas indústrias cervejeiras são as mangueiras, especialmente desenvolvidas para o setor, este material eleva a qualidade da bebida produzida e facilita a produção. A AcFlex , empresa especializada em mangueiras e mangotes de borracha, oferece mangueiras para cervejarias com preço competitivo e atendimento personalizado. Assim as cervejarias, podem melhor atender o consumidor neste momento que atravessa a economia brasileira.

Últimas notícias