TILAPICULTURA

Produção de tilápia cresce 80% em dez anos no Brasil

Rentabilidade da tilapicultura pode variar de 10% a 20%

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 26/04/2017 às 14:52
Foto: Agência Brasil
Rentabilidade da tilapicultura pode variar de 10% a 20% - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

A produção do peixe mais cultivado no Brasil, a tilápia, cresceu cerca de 80% entre 2005 e 2015, apontam dados da Embrapa. Na publicação do órgão, veiculada nessa terça (25), são citados como motivos para essa expansão a modernização do cultivo e produção intensiva. Essa intensificação inclui tanto a produção em tanques-rede nos reservatórios, quanto em viveiros escavados. Clima favorável, regulamentação do uso das águas públicas para cultivos intensivos, rusticidade da espécie e alta demanda são outros fatores que contribuíram para alavancar a produção no País. Atualmente, a tilápia é a responsável por 90% das solicitações de áreas aquícolas no Brasil. 

O estudo intitulado 'Impactos socioeconômicos da tilapicultura no Brasil' ratificou ainda a alta rentabilidade da tilapicultura, que pode variar de 10% a 20%. Isso tem levado ao aumento dos investimentos em rações e equipamentos que melhoram a qualidade da água e automatizam o cultivo. 

“O uso de equipamentos, associado a práticas de manejo com controle dos parâmetros de cultivo, permitiu o adensamento da produção em viveiros escavados. Com isso, houve aumento da produtividade”, explicou Renata Barroso, médica da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), ao Portal Brasil. 

Polos

No Brasil, são sete grandes polos de produção da tilápia: Orós e Castanhão, no Ceará; Submédio e Baixo São Francisco, na divisa dos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas; Ilha Solteira, na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, regiões Norte e Oeste do Paraná e Baixo Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

 

Últimas notícias