AUMENTO

Preço do tomate e do alface tem alta de mais 63%

Segundo informações da Ceasa, o preço de outros alimentos como a batata, cenoura e banana também sofreu reajuste

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 27/04/2017 às 10:50
Foto: José Gumercindo/ Fotos Públicas
Segundo informações da Ceasa, o preço de outros alimentos como a batata, cenoura e banana também sofreu reajuste - FOTO: Foto: José Gumercindo/ Fotos Públicas
Leitura:

Quem gosta de preparar uma salada e costuma comprar alface e tomate está se assustando com a alta no preço desses alimentos. Um levantamento feito pela Ceasa mostra que o preço da hortaliça aumentou 63,08% no comparativo de março de março a fevereiro deste ano. Já a fruta teve um reajuste de 46,74%.

A análise de preços praticados pelas centrais de abastecimento é feita mensalmente pelo Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Conab, a partir de informações fornecidas pelos principais entrepostos de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo,  Ceará, Acre e Distrito Federal.

Uma das justificativas do Prohort para o aumento no preço do alface é a intensidade da oferta, influenciada pelas condições climáticas. No caso do tomate, o reajuste é uma recuperação do preço, que vinha em baixa para os produtores desde o segundo semestre de 2016. Esse cenário pode acarretar uma diminuição da área plantada pelos próximos meses, retomando o movimento de alta do valor do alimento.

Outros alimentos

O levantamento apontou ainda que o preço de outras frutas e verduras amplamente consumidas também subiu. O preço da banana aumentou 20,92%, da batata, 1,66% e da cenoura, 2,65%.

Últimas notícias