Varejo

Venda de materiais de construção tiveram alta de 6% de janeiro a maio

A recuperação do setor foi influenciada pela liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, diz presidente da Anamaco, Cláudio Conz

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 02/06/2017 às 11:46
Foto: Agência Brasil
A recuperação do setor foi influenciada pela liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, diz presidente da Anamaco, Cláudio Conz - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O varejo do material de construção registrou alta nas vendas de 6% de janeiro a maio, segundo balanço divulgado hoje (2) pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Em maio, o crescimento foi 5% em comparação com o mês anterior.

Apesar da melhora, o setor ainda registra -6% no acumulado dos últimos 12 meses. “Quando você tem dois anos de retração econômica, qualquer recuperação precisa ser muito estudada e comemorada, e temos dado sinais que nos deixam muito otimistas”, disse o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, a respeito do desempenho das lojas do ramo.

Motivos

A recuperação do setor foi influenciada, segundo Conz, pela liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. “Segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e a Pesquisa Mensal do Comércio, dos R$ 5,5 bilhões liberados em março, mais de R$ 594 milhões (cerca de 22,4% do total) foram gastos no nosso setor e isso teve uma influência muito positiva nas nossas vendas.”

Para junho, o levantamento da Anamaco indica que 54% dos lojistas esperam que as vendas continuem crescendo. No entanto, também aumentou o pessimismo em relação as ações do governo, que subiu de 29% para 46%.

Últimas notícias