Na passagem de março para abril, os serviços de transporte foram destaque na alta do setor. Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o volume de serviços prestados avançou 1,0% em abril ante março.
Leia Também
- IBGE: peso de alguns itens do IPCA pode mudar após nova POF
- Prestadores de serviços de transportes pedem redução de taxa de fiscalização
- Brasil deve ter neste ano safra 29,2% maior do que em 2016, diz IBGE
- Locais de armazenagem cresce 0,1% no 2º semestre de 2016, indica IBGE
- IPCA de maio é o mais baixo para o mês desde 2007, revela IBGE
- INPC de maio sobe 0,36% ante alta de 0,08% em abril, mostra IBGE
- IBGE prevê alívio das contas de luz no IPCA de junho
- IBGE mostra alta de 1% no volume de serviços em abril deste ano
Somente os serviços de transporte avançaram 1,0% na mesma base de comparação. "O que impulsionou (a alta em abril) foi o crescimento da indústria e o setor de transportes", disse Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, ressaltando que o setor de serviços depende da demanda empresarial, especialmente da indústria.
O setor de #serviços cresceu 1,0% em abril. O pesquisador do #IBGE Roberto Saldanha comenta esse e outros resultados pic.twitter.com/jCW5oR5yIZ
— IBGE Comunica (@ibgecomunica) 14 de junho de 2017
Produção Agropecuária
Em abril, a produção agropecuária, em meio à expectativa com uma supersafra este ano, ajudou no impulso. Saldanha chamou atenção para o avanço na prestação de serviços de transporte aquaviário, de 19,5% ante abril de 2016 e de 6,6% ante março.
"Crescimento dos serviços de transporte aquaviário reage à alta nas exportações", disse o pesquisador do IBGE, ressaltando que aí não há efeito apenas da safra agrícola. "Quando a produção industrial aumenta, a demanda por transportes de cargas é tanto na entrada quanto na saída de produtos", completou Saldanha.