IBGE

Indústria criou 425 mil vagas de emprego e comércio 226 mil

Geração de vagas na indústria é equivalente a um aumento de 3,7% no total de ocupados no setor

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 31/08/2017 às 10:32
Foto: Agência Brasil
Geração de vagas na indústria é equivalente a um aumento de 3,7% no total de ocupados no setor - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

A indústria criou 425 mil postos de trabalho em um trimestre, o equivalente a um aumento de 3,7% no total de ocupados no setor. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No trimestre encerrado em julho, o total de ocupados no País cresceu 1,6% em relação ao trimestre terminado em abril, com a criação de 1,439 milhão de vagas de emprego. Outros setores que contrataram no período foram comércio, com 226 mil funcionários a mais; transporte, armazenagem e correio, com mais 82 mil; alojamento e alimentação, mais 97 mil; administração pública, defesa, seguridade social, educação e saúde, mais 592 mil novas contratações; e outros serviços, com a geração de 175 mil novos postos.

Segundo Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, o setor público foi responsável por um terço das vagas geradas em um trimestre. Após período de ajuste, os novos governos municipais fizeram contratações nas Prefeituras. "Já são os prefeitos novos contratando pessoas para as prefeituras", afirmou Azeredo.

DEMISSÃO

As atividades que demitiram no trimestre encerrado em julho foram a construção (-45 mil), agricultura (-75 mil), serviços domésticos (-6 mil) e informação, comunicação e atividades financeiras (-33 mil).

Últimas notícias