Produção

Produção industrial cresce em 8 dos 24 ramos em setembro ante agosto, diz IBGE

Outros 16 segmentos da produção industrial tiveram resultados negativos na análise do IBGE

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 01/11/2017 às 9:38
Foto: ABr
Outros 16 segmentos da produção industrial tiveram resultados negativos na análise do IBGE - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

A produção industrial cresceu em oito dos 24 ramos pesquisados na passagem de agosto para setembro, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outros 16 segmentos tiveram resultados negativos.

As principais influências positivas foram de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (6,7%) e produtos alimentícios (4,1%), após terem registrado resultados negativos no mês anterior: -1,5% e -4,8%, respectivamente.

Outras contribuições positivas foram de indústrias extrativas (1,0%) e de veículos automotores, reboques e carrocerias (1,0%). Extrativas eliminaram parte da queda de 2,2% acumulada nos meses de julho e agosto, enquanto veículos avançaram pelo segundo mês consecutivo, acumulando um crescimento de 7,5% no período.

"As atividades que avançam em setembro são segmentos que têm um peso importante no setor industrial. Juntos, os quatro são cerca de 50% do setor industrial", ressaltou André Macedo, gerente na Coordenação de Indústria do IBGE.

Redução

Na direção oposta, entre os 16 ramos que reduziram a produção em setembro, os desempenhos de maior relevância foram produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-20,9%) e perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-6,1%).

Outros impactos negativos relevantes ocorreram em produtos do fumo (-15,5%), produtos diversos (-6,0%), produtos de metal (-1,6%) e artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-3,6%).

Últimas notícias