Pesquisa

IBGE: 2 a cada 3 desempregados são pretos ou pardos no Brasil

Os dados foram recolhidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/11/2017 às 10:51
Foto: Agência Brasil
Os dados foram recolhidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) informações sobre desemprego no terceiro trimestre de 2017. Segundo a pesquisa, dos 13 milhões de brasileiros desocupados, 8,3 milhões eram pretos ou pardos, o equivalente a 63,7% do total.

Os resultados mostraram ainda que entre brancos a taxa de desemprego é de 9,9%, enquanto entre pretos e pardos, que respondem por 54,9% da população brasileira, foi de 14,6%.

No segundo trimestre, a taxa de desocupação tinha sido maior (15,2%), mas em comparação com o terceiro trimestre de 2016 (13,8%), houve um crescimento.

Os dados foram recolhidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que utiliza os termos 'preto' e 'pardo' como subgrupos de 'negros'.

Renda

Em comparação, a média de rendimento entre pretos e pardos, igual a R$ 1.531, foi 56% do montante pago aos trabalhadores brancos, que recebem R$ 2.757.

"Entre os diversos fatores, estão a falta de experiência, de escolarização e de formação de grande parte da população de cor preta ou parda", afirma. "Claro que se avançou muito, mais ainda tem que se avançar bastante, no sentido de dar a população de cor preta ou parda igualdade em relação ao que temos hoje na população de cor branca", explica o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE Cimar Azevedo.

Funções

O Pnad Contínua também diagnosticou que o trabalho doméstico é exercido em sua maioria pela população preta ou parda, representando 66% dos profissionais dessa área. Eles também predominam na construção, agropecuária e setores de alojamento e alimentação.

Últimas notícias