Energia

Falha em disjuntor na subestação de Xingu causou apagão, diz ONS

A subestação do Xingu é responsável pela distribuição da energia gerada pela usina de Belo Monte

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/03/2018 às 20:16
Foto: Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Em entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (21), o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a causa do blecaute nos Estados do Norte e Nordeste foi um disjuntor na subestação de Xingu. O apagão aconteceu às 15h48 e causou vários transtornos em toda no País.

Segundo o ONS, a subestação de Xingu é responsável pela distribuição da energia gerada pela usina de Belo Monte, no Pará. "Um disjuntor na subestação de Xingu não funcionou de forma adequada. As razões ainda não sabemos, precisamos averiguar", afirmou Ferreira.

O apagão atingiu áreas em todas as regiões do Brasil, mas foi sentido de forma branda nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O efeito dominó na queda de energia ocorreu, segundo o ONS, porque a rede de Belo Monte está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta todos os Estados do País, com exceção de Roraima, o único fora da rede.

Na tarde desta quarta, Fernando Bezerra Coelho, ministro das Minas e Energia, afirmou que o blecaute foi causado pela interrupção em uma linha de transmissão da usina de Belo Monte. No entanto, a usina se manifestou, através da empresa Norte Energia, afirmando que o problema não foi originado no local e que também sofreu com a interrupção da energia.

O apagão no Brasil

Segundo o ONS, às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas”, declarou.

No Maranhão, todas as 217 cidades do Estado registraram o apagão a partir das 15h45, segundo a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Em Manaus, no Amazonas, diversos bairros da cidade também registraram problemas.

Na região metropolitana de Salvador, a situação causou problemas no trânsito, já que todos os semáforos da cidade apagaram e o metrô parou de funcionar. Informações preliminares distribuidora Cosern dão conta de que houve queda de energia em todos os municípios do Rio Grande do Norte. A concessionária informou que outros Estados também registraram blecaute. No Rio de Janeiro, os usuários relataram falta de energia em suas redes sociais.

Em Palmas, no Tocantins, todos os semáforos da cidade foram desligados após a queda de energia. Outras cidades do Estado como Gurupi, Araguaína e Porto Nacional também registraram o problema da falta de energia. A prefeitura da capital informou que deslocou agentes de trânsito para facilitarem o deslocamento.

Falta de energia no Recife trouxe transtornos

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Durante o apagão o Bairro de Casa Forte ficou assim: iluminado pelos faróis dos carros.. - Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
No bairro de Santo Antônio... . - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
No Bairro de Santo Antônio... - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Na Estrada de Belém.... - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Na Estrada de Belém.... - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Na Avenida Norte... - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Na Avenida Agamenon Magalhães... - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Na Avenida Agamenon Magalhães... - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
No bairro de Santo Amaro... - Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
No bairro de Casa Forte... - Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
No bairro de Casa Forte... - Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
No bairro de Casa Forte... - Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

O Recife sofreu bastante com o apagão desta quarta-feira (21). A queda de energia deixou os semáforos apagados e complicou bastante a volta pra casa dos recifenses.

O metrô do Recife também parou de funcionar, trazendo dificuldades para quem tentou utilizar o transporte público na capital pernambucana. Alguns usuários de operadoras de telefonia reclamaram que os acessos à internet e a realização de ligações estavam comprometidos. Universidades da capital também cancelaram as aulas noturnas desta quarta.

Nota da Celpe

"A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a recomposição gradativa de cargas em Pernambuco. A Celpe iniciou a operação às 16h47. A interrupção ocorreu às 15h48 e, segundo informações do ONS, teve origem em uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN).   A Celpe se coloca à disposição."

O último grande apagão aconteceu em 2012

Em 2012, um grande apagão atingiu várias partes do nordeste. A queda de energia aconteceu na noite do dia 25 de outubro e só foi solucionada horas depois. Na época, a Celpe informou que o apagão atingiu 100% dos municípios pernambucanos.

Últimas notícias