BOATO

Fake news: órgãos garantem que não haverá apagão no Nordeste

Prints que circularam nas redes sociais nesta quinta-feira (24) com o intuito de causar pânico nos brasileiros foram desmentidos pelo ONS e MME

ISABELA VERÍSSIMO
Cadastrado por
ISABELA VERÍSSIMO
Publicado em 24/05/2018 às 17:52
Foto: Arte JC/Reprodução
Prints que circularam nas redes sociais nesta quinta-feira (24) com o intuito de causar pânico nos brasileiros foram desmentidos pelo ONS e MME - FOTO: Foto: Arte JC/Reprodução
Leitura:

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desmentiram as imagens que traziam falsas notícias nas redes sociais sobre um possível apagão na noite desta quinta-feira (24) em todo Nordeste. 

Procurada pela reportagem do JC, o MME explicou que não tinha conhecimento do compartilhamento desses "prints" e que a decisão de acionar ou desligar as termelétricas é de responsabilidade do ONS. O Operador do Sistema Elétrico, por sua vez, garantiu que a maioria das térmicas despachadas no momento é a gás, e não a diesel. Segundo a assessoria de imprensa do ONS, mesmo que todas as termoelétricas em operação fossem desligadas, não aconteceria apagão algum.

Por que não deve ter apagão?

Para reforçar que as imagens compartilhadas nesta quinta-feira nas redes sociais são fake news, é preciso entender que o Brasil é abastecido por um sistema interligado de diversas matrizes - entre elas, eólicas, hidrelétricas e termoelétricas. As térmicas são utilizadas, em sua maioria, em momentos de escassez hídrica. Hoje, no Brasil, as usinas operadas a diesel representam apenas 3,3% da capacidade energética do País.

Últimas notícias