cobrança

Uber vai passar a cobrar taxa variável dos motoristas no Brasil

Ainda segundo a Uber, a mudança foi feita para atender a um pedido dos motoristas, que também vão ter o aplicativo atualizado para ver mais detalhes financeiros de cada corrida

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/07/2018 às 11:48
Foto: EBC
Mas tudo, é claro, depende do percurso, do local e do horário da viagem. E o reajuste não pesaria para os passageiros - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

A Uber decidiu acabar com as taxas fixas (25% para Uber X e 20% para Black) e adotou um sistema variável, que levará em consideração o tempo de viagem e os quilômetros percorridos em cada corrida. Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, o objetivo da empresa é dar mais previsibilidade para os profissionais, evitando que recebam muito pouco por corridas mais longas que o previsto, por exemplo. Contudo, a forma de cobrar os passageiros não vai mudar.

Ainda segundo a Uber, a mudança foi feita para atender a um pedido dos motoristas, que também vão ter o aplicativo atualizado para ver mais detalhes financeiros de cada corrida, com destaque para os ganhos líquidos.

“Ouvimos nossos motoristas parceiros e, então, trouxemos esta novidade, que faz parte de um conjunto maior de iniciativas para aumentar os ganhos de quem escolhe dirigir com nosso aplicativo, como a opção de gorjeta, que lançamos recentemente”, afirma Guilherme Telles, Diretor Geral da Uber no Brasil, em comunicado.

Novo modelo

Como novo modelo, se o motorista fizer uma viagem longa (em quilometragem), mas num curto espaço de tempo, a Uber vai cobrar uma taxa maior, que pode até ser acima dos 25% atuais. Mas se o condutor ficar preso no trânsito por muito tempo, o percentual em cima daquela corrida será menor, mesmo que seja uma viagem curta, de R$10. Segundo a Uber, o percentual retido pela empresa pode ser de somente 1%, dependendo do caso.

A partir do ano passado, além da taxa de serviço, a Uber também cobra um valor fixo de R$ 0,75 sobre cada corrida. Do valor total da corrida, também são descontados os impostos, que variam de cidade para cidade.

A Uber está no Brasil desde 2014 e, segundo dados da empresa, mais de 20 milhões de usuários usam o app em 100 cidades espalhadas pelo território nacional. Em fevereiro, o aplicativo atingiu a marca da 1 bilhão de viagens feitas no país.

Últimas notícias