PREVIDÊNCIA

Operação Abismo: empresário é preso no Recife

Com prisão de empresário, realizada na noite dessa segunda, sobe para 23 o número de presos dentro de operação da Polícia Federal

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/10/2018 às 8:40
Foto : Léo Motta/JC Imagem
Com prisão de empresário, realizada na noite dessa segunda, sobe para 23 o número de presos dentro de operação da Polícia Federal - FOTO: Foto : Léo Motta/JC Imagem
Leitura:

Mais um suspeito teve prisão decretada dentro da Operação ‘Abismo’, da Polícia Federal. De acordo com a PF, um empresário foi preso na noite dessa segunda-feira (22) enquanto estava chegando a sua residência, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, por volta das 22h.

Anunciada a prisão, o acusado, cuja a identidade não foi revelada, foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Com mais um suspeito preso, chega a 23 o número de prisões decretadas nesta operação, que prendeu na última sexta-feira (19), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, um dos alvos da ação contra fraudes no instituto previdenciário.

Também foram renovadas por mais cinco dias, todas as prisões temporárias. Segundo a PF, os materiais apreendidos em outros estados, como carros de luxo, equipamentos de informática, documentos fiscais e dinheiro, já estão começando a chegar ao Recife, onde passarão por análise e perícia especializada.

A Polícia Federal também informou que as investigações continuam sob sigilo e que outras informações podem vir a serem divulgadas em breve.

A operação

A Polícia Federal desencadeou a ‘Abismo’, na manhã da última sexta-feira (19), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes no Instituto de Previdência dos Servidores nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, Salgueiro e Vitória. 

De acordo com as informações, as investigações da Operação Abismo, que ainda estão sob sigilo, foram iniciadas no mês de março deste ano após a descoberta da transferência de R$ 90 milhões do Instituto para fundos de investimento sem lastro e com grande probabilidade de inadimplência futura. Essa transferência colocou em risco o pagamento da aposentadoria dos servidores.  

Durante as investigações, a Polícia Federal coletou indícios de que a alteração na carteira de investimentos do Instituto de Previdência foi efetuada a mando do prefeito de um dos municípios, motivado pelo oferecimento da vantagem indevida.  
Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca, dois mandados de prisão temporária e quatro de prisão preventiva. O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região autorizou o sequestro e o bloqueio dos bens e valores depositados em contas bancárias no nome dos investigados. Os suspeitos estão sendo indiciados por lavagem de dinheiro, associação criminosa, crimes financeiros, corrupção ativa e passiva.

Outros estados

A Operação também está foi realizada nos estados de São Paulo, com 16 mandados, Rio de Janeiro, 17 mandados, Santa Catarina, 3 mandados, Goiás, dois mandados, Distrito Federal e Paraíba, cada um com apenas um mandado.

Últimas notícias