SUSTENTABILIDADE

Moradores de Noronha vão gerenciar o consumo de energia na internet

Isso é possível porque foram implantadas redes inteligentes, que permitem a Celpe acompanhar remotamente caso ocorra algum problema no fornecimento de energia

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 09/02/2017 às 15:13
Heudes Regis/JC Imagem
Isso é possível porque foram implantadas redes inteligentes, que permitem a Celpe acompanhar remotamente caso ocorra algum problema no fornecimento de energia - FOTO: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

Moradores e comerciantes da Ilha de Fernando de Noronha já podem acompanhar e gerenciar o consumo diário de energia elétrica pela internet. Implantada de forma experimental no arquipélago pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), essa ferramenta está disponível para 816 imóveis nos quais foram instalados medidores bidirecionais, que podem medir a entrada e a saída de energia. A tecnologia integra o Projeto de Redes Elétrica Inteligentes (REI) e, futuramente, poderá ser expandida para as demais áreas do Estado. 

O acesso remoto das informações possibilita aos consumidores planejar e controlar o consumo de energia elétrica. Por meio do portal, o cliente terá a oportunidade de estabelecer uma meta de consumo mensal, verificar a evolução diária do que está sendo consumido, além de receber mensagens de alerta, caso esteja próximo de ultrapassar a meta estabelecida.

O Projeto REI também implantou um avançado sistema de telecomunicação na ilha, com tecnologias de fibra ótica, rádio frequência em banda livre e satélite com equipamentos projetados especialmente para uma administração precisa das redes elétricas. Tudo dentro de um conceito de redes inteligentes.

REDES INTELIGENTES

A automatização da rede também permite à Celpe operacionalizar o sistema à distância e obter informações sobre ocorrências no fornecimento, possibilitando a realização de manobras automáticas, além de propor soluções de reconfiguração para isolar a causa  - que pode estar provocando a interrupção do serviço -, além de restabelecer o abastecimento em menor tempo.

Ainda dentro desse projeto, foi estimulada a implantação de microgeração distribuída com pequenos sistemas de geração solar nas casas, contribuindo para a diversificação da matriz energética do arquipélago, que tem grande parte da sua produção de energia feita a partir do óleo diesel. Nove sistemas de captação de energia solar foram implantados em Fernando de Noronha em unidades residenciais, comercial, órgãos do poder público e organizações não governamentais, sendo um deles com baterias para o armazenamento de energia.


Últimas notícias