O Coroa do Avião Aerofest, evento realizado em Igarassu durante todo este fim de semana, será a porta de entrada para os investimentos em aviação geral no Nordeste, sobretudo em Pernambuco, da fabricante norte-americana Cirrus, que tem cerca de 100 aeronaves operando na região, e a seguradora europeia AXA, que inaugura um escritório no Recife este mês ambicionando ampliar os negócios no mercado local.
Leia Também
Embora a aviação geral brasileira - com exceção às companhias aéreas e aeronaves militares - ainda se recupere da recessão, a fábrica da Cirrus nos Estados Unidos, somente no ano passado, atingiu a marca histórica da produção de 355 aeronaves.“As vendas ainda passam por um momento de transição no Brasil, mas estamos apostando no Nordeste como um caminho para a retomada dos negócios. No País todo, temos 400 aeronaves vendidas e pelo menos 100 delas voam sobre os estados nordestinos. Historicamente, a região tem um potencial grande para a aviação de negócios e da agricultura muito por conta da falta de infraestrutura para se transportar por terra, por exemplo, e pela ramificação dos negócios de empresários da região", assegura o diretor de marketing da Cirrus Aircraft, André De La Touloubre.
Com a perspectiva da ampliação dessa malha viária, a seguradora francesa AXA, que teve um lucro líquido de 6,2 bilhões de euros, e um crescimento de 8% em 2017, chegou a Pernambuco e inaugura oficialmente, no dia 28, um escritório na Zona Sul da capital para colocar o Estado como o HUB dos negócios no Nordeste.“É uma região muito importante para o mercado de seguradora e nós queremos ter uma fatia desse público. Em todo o Nordeste operam atualmente 1 mil aeronaves, o que representa algo em torno de 10% do total de aeronaves de aviação geral no Brasil. Nossa cobertura aqui ainda é insignificante e estamos chegando para ampliar nossas operações”, afirma a superintendente de subscrição aeronáutica da AXA, Mary Conti.
No Nordeste, o carro-chefe da Cirrus é o modelo Cirrus-SR22. “Esse é o modelo mais antigo em operação aqui e também o mais requisitado. Cada aeronave está custando em média 900 mil dólares e tem capacidade para transportar até cinco passageiros. Estamos animados porque 2017 foi o melhor ano da história da Cirrus desde 1999. Mundialmente, a empresa vive um momento muito bom”, diz André De La Touloubre.
Coroa do Avião AeroFest
O Coroa do Avião Aerofest acontece até este domingo, das 10h às 17h, no Aeródromo Coroa do Avião, na Estrada de Nova Cruz, KM 2.6 da rodovia PE-14, em Cruz de Rebouças, município de Igarassu.