CONSUMIDOR

Vigilância Sanitária do Jaboatão alerta para fiscalização de alimentos

É hora de intensificar os cuidados no momento da compra alimentos. Consequência da paralisação dos caminhoneiros, mercadorias ficaram armazenadas por muito tempo de forma indevida

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/05/2018 às 14:40
Foto: Pixabay
Carnes subiram mais de 50% em 2021 - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes expediu, nesta quinta-feira (31), em função da paralisação dos caminhoneiros, uma série de recomendações à população no sentido de intensificar os cuidados no momento da compra de alimentos. Entre as principais observações está a necessidade da verificação das condições ideais de temperatura e armazenamento de produtos que necessitam de refrigeração, uma vez que passaram muito tempo estocados de forma indevida.

Como perceber as irregularidades?

De acordo com a Vigilância Sanitária, produtos congelados devem estar firmes ao toque e é importante observar a presença de sinais de descongelamento, como ausência de resistência ao toque, presença de líquidos ou sangue e formação de cristais de gelo.

No caso de carnes e pescados, é recomendado verificar aspectos como coloração, textura e odor. Já para os laticínios, atenção especial para a presença de estufamento nas embalagens, o que indica proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde, prazo de validade e integridade das embalagens. A Visa lembra, ainda, que todo produto de origem animal, inclusive leite, mel, ovos e derivados, devem apresentam o Selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

“Temos que pesquisar com calma, analisar bem o produto, verificar a aparência, para conseguir comprar um alimento de boa qualidade”, destacou a comerciante Patrícia Carla. Ela conta que costuma fazer a feira do mês no Mercado Público das Mangueiras, no bairro de Prazeres, e que, até agora, tem encontrado boas opções. “Vale muito a pena ‘bater perna’. Além da diferença de preços, há, também, diferença na qualidade dos produtos”, acrescentou.

Denuncie as irregularidades

Caso o consumidor encontre qualquer alteração, deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 281 0502. Uma vez constatadas irregularidades, o órgão alerta que serão adotadas as devidas medidas cabíveis.

Últimas notícias