MARCHA LENTA

Eleições e desemprego podem afetar vendas do Dia das Crianças

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, deve haver alta de 2% nas vendas este mês

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 04/10/2018 às 5:08
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, deve haver alta de 2% nas vendas este mês - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Com eleições no meio e alto nível de desemprego, as vendas do Dia das Crianças devem seguir em ritmo lento no País. A empresa de crédito Boa Vista SCPC prevê que as vendas na data vão crescer 2,5%, um resultado ligeiramente inferior ao aumento de 2,7% registrado no mesmo período de 2017. Em Pernambuco, a previsão é semelhante. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, deve haver alta de 2% nas vendas este mês.

“O Dia das Crianças do ano passado teve um desempenho melhor por causa da liberação de FGTS inativo. Este ano, houve desaceleração no consumo das famílias. O desemprego ainda está muito alto. Além disso, haverá eleições no domingo antes do Dia das Crianças, muita gente não deve comprar no fim de semana por causa disso. Provavelmente, o maior volume de vendas deve ocorrer mais perto da data”, comenta o economista do Instituto Fecomércio-PE, Rafael Ramos.

Os sinais da lenta recuperação do comércio no Estado estão nas lojas vazias do Centro do Recife. Na loja de roupas infantis Malhasol, na Rua das Calçadas, bairro de São José, não houve aumento de estoque nem contratação de funcionários para o fim do ano, como é normal nesta época do ano. “As pessoas estão começando a procurar presente agora, mas o movimento ainda é pequeno, não houve alterações no fluxo normal por causa do Dia das Crianças”, explica a gerente, Tayná Oliveira.

Do lado dos consumidores, a justificativa é o sufoco financeiro com a crise. “Eu já comprei presentes para o meu filho, mas com dificuldade. Acho que os preços estão muito caro”, comenta a técnica de enfermagem, Graça Galdino, 38 anos.

SHOPPINGS

Os shoppings apostam em programações especiais no Dia das Crianças para atrair visitantes. O RioMar prevê crescimento de 10% nas vendas e de 12% no fluxo de pessoas. Entre os eventos programados, estão o musical Bob Zoom no Teatro RioMar, na próxima sexta; e a exposição Natureza Gigante, com insetos animatrônicos, a partir do sábado.

O Tacaruna espera aquecimento de 8% nas vendas e no fluxo de clientes. Até o dia 14, a praça de eventos recebe o circuito de brincadeiras do Mundo Bita, entre outras atrações. O ingresso custa R$ 5.

No Shopping Recife, a expectativa é de incremento de 6% nas vendas e no fluxo de visitantes. Nos dias 6, 7, 12, 13 e 14, os fãs de Luna, Júpiter e Cláudio poderão aproveitar para conhecer os personagens e tirar fotos. A ação gratuita acontece a partir das 15h, na praça de eventos. No dia 12, a festa é no Luau do Tio Bruninho, no edifício-garagem, B4, às 16h30. Para participar, é preciso entregar um quilo de alimento não perecível na Vila 7.

No Shopping Guararapes, as vendas também devem subir 6%. Para esta data comemorativa, várias lojas vão fazer promoções e ofertas, a exemplo da Ri Happy que oferece descontos de até 50%. A criançada vai curtir em uma piscina de bolinhas gigante no evento Diversão em Alto Mar. No dia 12, as crianças serão recebidas por personagens no shopping.

Já o Plaza Shopping projeta crescimento de 5% nas vendas. A programação especial inclui o Espaço Kids e Baby, com vários brinquedos e atividades especiais, e Camarim das Princesas.

Na Região Metropolitana Norte do Recife, o Paulista North Way  espera para o Dia das Crianças um crescimento de vendas de 20% maior que ano passado, já o fluxo pode chegar a 15%. A programação inclui Casa do Terror, Parks & Games, Cinemas, Hoverbord, Piscina de Bolinas. O Projeto da Rede Cinesystem vai proporcionar diversão para as crianças no mês de outubro por um preço promocional.

No Patteo Shopping, em Olinda, está investindo em uma programação especial gratuita em outubro, mês das crianças, entre os dias 12 e 21 deste mês. Shows, bailinho de fantasias, encontrinho de Slime e sessão de autógrafos com o ator mirim Igor Jansen estarão entre as atrações. E para incentivar a solidariedade, o Patteo Olinda, junto com o projeto Infância Cidadã, está arrecadando, até o dia 14 de outubro, roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis na sua Loja Vazia. Os itens serão doados para a Casa de Passagem Diagnóstica, em Olinda, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social.

Últimas notícias