Seleção

Brasil só não venceu na estreia de uma Copa 4 vezes

Adversário deste domingo será o Brasil, em Rostov

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 17/06/2018 às 9:34
AFP
Adversário deste domingo será o Brasil, em Rostov - FOTO: AFP
Leitura:

Como única equipe a disputar todas as edições da Copa do Mundo, a seleção brasileira já sentiu o “friozinho na barriga” inerente à estreia em 20 oportunidades. Neste domingo a canarinho se prepara para mais uma. Diante da Suíça, em Rostov, na luta pelo hexacampeonato.

Para os mais supersticiosos, um dado positivo. O Brasil não perde na primeira rodada - seja quando a fórmula de disputa envolvia ou não a fase de grupos - desde 1934. São 84 anos sem saber o que é o gosto amargo de um começo negativo no Mundial.
Das 20 estreias da canarinho na maior competição de futebol do planeta, houve apenas dois tropeços. Na primeira partida da Copa de 1930, no Uruguai - a edição inaugural do Mundial - o País foi superado pela Iugoslávia por 2x1. Os gols do duelo foram marcados por Tirnani e Bek do lado adversário, enquanto Preguinho descontou para o Brasil.

Na edição seguinte, em 1934, na Itália, a seleção brasileira também não conseguiu ter um começo digno do país que se tornaria o maior vencedor do torneio, com cinco títulos. O algoz da vez foi a Espanha, que emplacou um 3x1 contra o time verde e amarelo. Do lado espanhol, os gols foram de Chato, duas vezes, e Langara. Leônidas fez para o Brasil.

Nos torneios posteriores, a seleção engatou uma sucessão de vitórias em estreias. Os empates aconteceram apenas nos Mundiais de 1974 e 1978, disputados na Alemanha e Argentina, nessa ordem. Na Copa alemã, a canarinho não saiu da igualdade, sem gols, com a Iugoslávia. Quatro anos depois, o placar do primeiro jogo foi de 1x1 diante da Suécia.

A não ser por essas igualdades, a seleção estreou com vitória, inclusive, nos Mundiais em que ergueu a taça ao final. Na Copa de 1958, na Suécia, o País venceu a Áustria por 3x0. Em 1962, no Chile, bateu o México, por 2x0. Oito anos depois, a conquista do tricampeonato, no México, começou com uma goleada por 4x1 sobre a Checoslováquia. O caminho para o tetra teve início com um triunfo por 2x0 sobre a Rússia. Por fim, a estreia dramática contra a Turquia em 2002.

Depois de começar perdendo, o País conseguiu a virada, 2x1, e saiu com a vitória que culminaria no pentacampeonato mundial.

Últimas notícias