COPA DO MUNDO

Tite afirma que não pensa em possível duelo com a Alemanha nas oitavas

Treinador da seleção brasileira garantiu que não vai se deixar influenciar por saber do resultados dos alemães com antecedência

Cadastrado por
Filipe Farias
Filipe Farias
FILIPE FARIAS
Publicado em 27/06/2018 às 7:34
Foto: AFP
Treinador da seleção brasileira garantiu que não vai se deixar influenciar por saber do resultados dos alemães com antecedência - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O reencontro entre Brasil e Alemanha em Copas pode ocorrer mais rápido do que se esperava. As chances de esse duelo ser confirmado já nas oitavas de final do Mundial da Rússia são enormes. De acordo com o matemático Tristão Garcia, os alemães têm 44% de probabilidade de pegarem a seleção canarinho na próxima fase, enquanto que o México aparece com 22%, a Suécia com 15% e a Coréia do Sul com apenas 5%. Numa configuração mais pessimista, os brasileiros têm 14% de chances de não irem adiante na competição.

Contudo, os brasileiros podem tentar evitar esse duro confronto tão cedo. Isso porque quando a seleção entrar em campo hoje, às 15h, contra a Sérvia, já vai saber o desfecho do Grupo F, jogos às 11h, e quem se classificou em primeiro e em segundo.
Questionado sobre a possibilidade de “escolher” o melhor caminho para o Brasil chegar ao título, o técnico Tite fez questão de descartar essa possibilidade. “Não podemos pensar nisso (se classificar em primeiro ou segundo) e nem estamos. A construção dessas campanhas são de equipes que se fortalecem ao longo da competição. Eu não estou tranquilo (para o jogo com a Sérvia). Estou com a expectativa alta, mas essa (evitar a Alemanha) não tenho. Posso assegurar”, falou o treinador em coletiva, ontem.

Para o comandante canarinho, a preocupação dos jogadores precisa estar somente nos sérvios. “Estamos focados apenas na qualidade da Sérvia, que chegou aqui pelos méritos que teve. A nossa preocupação tem de estar na qualidade de Ivanovic, Kolarov, Mitrovic, Matic... É com isso que me preocupo. Existe uma relação de futebol, equipes, adversários, pessoas, lealdade e também uma relação nossa enquanto equipe. Não podemos pensar em escolher adversário, o que vier vamos enfrentar, desde que a gente mereça passar para a próxima fase”, enfatizou.

Mesmo com o fato de três jogadores brasileiros estarem pendurados, Tite deixou claro que nesse momento da competição não tem como pedir para ninguém tirar o pé. “Temos um jogo decisivo. Essa partida decide a nossa continuidade na competição. Por isso, temos de trabalhar com essa pressão, pois dependemos fundamentalmente desse jogo”, analisou.

RIVALIDADE

O histórico do duelo entre Brasil e Alemanha em Copas do Mundo é pequeno, mas a rivalidade se acirrou nos últimos anos. Apesar de as duas potências do futebol mundial terem nove títulos conquistados (cinco dos brasileiros e quatro dos alemães) na história, elas só se enfrentaram em duas oportunidades em Mundiais. E, desses confrontos, saíram os campeões.
Em 2002, na Copa do Japão e da Coréia do Sul, melhor para a seleção canarinho, que bateu os germânicos na final por 2x0, no estádio Yokohama, gols do atacante Ronaldo.

Porém, em 2014, a revés europeu foi impiedoso. A Alemanha não teve dó ao aplicar um 7x1 na seleção brasileira, em pleno estádio Mineirão, pelas semifinais da Copa do Mundo no Brasil. Na decisão, os alemães levaram a melhor em cima da Argentina ao vencerem por 1x0.

Por isso, em caso de um novo encontro das duas seleções nesse Mundial da Rússia, será uma espécie de ‘tira-teima’ para desempatar esse duelo de gigantes. Além, claro, da grande oportunidade de os brasileiros se vingarem do fatídico 7x1 sofrido em terras tupiniquins.

Dos convocados por Tite, quatro jogadores estiveram em campo naquele duelo: Marcelo, Fernandinho, Paulinho e Willian. Neymar não jogou por conta de uma fratura em uma das vértebras enquanto Thiago Silva estava suspenso pelo terceiro amarelo.

Últimas notícias