Suspeitas

Marcelo é investigado por suposta fraude fiscal na Espanha

Ministério público espanhol suspeita que Marcelo tenha utilizado uma série de empresas fantasma fora do país para ocultar dinheiro proveniente de direitos de imagem

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 17/10/2017 às 18:33
PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Ministério público espanhol suspeita que Marcelo tenha utilizado uma série de empresas fantasma fora do país para ocultar dinheiro proveniente de direitos de imagem - FOTO: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Leitura:

A procuradoria de Madri apresentou acusação contra o brasileiro Marcelo, lateral do Real Madrid, por suposta fraude de meio milhão de euros ao fisco espanhol, segundo fontes judiciais nesta terça-feira.

O ministério público suspeita que Marcelo tenha utilizado uma série de empresas fantasma fora do país para ocultar dinheiro proveniente de direitos de imagem. A entidade entrou com denúncia contra o jogador por delito contra a Fazenda Pública.

Por meio desse esquema, a procuradoria da província de Madri considera que o jogador escondeu 490.917 euros em impostos da renda do ano de 2013.

Segundo a denúncia, Marcelo cedeu em 2006 "seus direitos de imagem à sociedade uruguaia Consultora Heltry S.A por um preço único de 70.000 dólares, que por sua vez cedeu os mesmos direitos um ano depois pelo valor de 802.813 euros à sociedade britânica Chatarella Investors Limited, com validade até 30 de junho de 2012".

Em 2013, ambas empresas finalizaram esse contrato de cessão e Heltry "cedeu os diretos de Marcelo para outra sociedade uruguaia chamada Birsen Trade S.A.", segundo a denúncia.

Para a procuradoria, "todas as estruturas societárias foram utilizadas para fazer ocultações fiscais dos benefícios procedentes da exploração de seus direitos de imagem".

Em 2011, 2012 e 2013 Marcelo não declarou nada por direitos de imagem. Apesar disso, em 2013, a Birsen Trade "obteve receitas de 1.168.764,38 euros aparentemente derivada de exploração de direitos de imagem do denunciado, despachadas por Real Madrid, Adidas e Panini", segundo a procuradoria.

Os benefícios deveriam ter sido declarados ao fisco espanhol, segundo a procuradoria, que quantifica em 490.917,70 euros o prejuízo para a Fazenda Pública.

A denúncia apresentada contra Marcelo está relacionada às várias denúncias que a procuradoria de Madri apresentou nos últimos meses. Vários jogadores foram acusados por suposta fraude fiscal relacionada com receitas de direitos de imagem.

Em julho, o astro português Cristiano Ronaldo compareceu ao juizado para depor em investigação de suposta omissão de 14,7 milhões de euros, entre 2011 e 2014.

Últimas notícias