Pesquisa

Torcedor recifense vê futebol pernambucano com um bom nível

Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau apontou que 22% dos entrevistados possuem uma boa imagem do futebol pernambucano

Heitor Nery
Cadastrado por
Heitor Nery
Publicado em 31/01/2018 às 7:23
Divulgação/FPF
Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau apontou que 22% dos entrevistados possuem uma boa imagem do futebol pernambucano - FOTO: Divulgação/FPF
Leitura:

Uma boa parte do público pernambucano não demonstra estar desapontado com o futebol local. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau e publicada em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação apontou que 22% dos entrevistados afirmaram ter uma boa imagem do futebol local. O número superou a soma dos resultados de uma imagem ruim ou péssima, com 20,6%.

A percepção sobre o nível técnico também chamou a atenção. 33% dos entrevistados afirmaram achar o nível técnico do estado regular. 23% afirmaram que o nível é ruim, enquanto 16% disseram que o nível do campeonato é bom. Um número que reflete também no interesse pelo estadual. 41% dos entrevistados afirmaram ter interesse em acompanhar o campeonato, enquanto outros 41% disseram que não vão seguir o torneio de perto.

"O bom interesse pelo futebol pernambucano também foi mostrado pela pesquisa. Quando a gente perguntou sobre a qualidade técnica, eu teria por mim que a qualidade seria apontada como ruim ou péssima, mas isso não se refletiu. É algo que mostra que o torcedor não está tão desmotivado com o seu time e que tem interesse em acompanhar o campeonato", afirmou Adriano Oliveira, doutor em ciência política e um dos responsáveis pela pesquisa.

Melhor jogador do estado

Além da questão sobre o nível do futebol estadual, a pesquisa também perguntou sobre os jogadores que são referências entre as equipes do estado. Quem levou a melhor na pesquisa foi o goleiro Magrão, que neste ano completa 13 anos defendendo a meta do Sport, com 14,1% das afirmações. Em segundo lugar, com 10,1% das indicações, ficou o atacante André, também do Sport. Grafite, que na época das entrevistas ainda não havia anunciado sua aposentadoria, completa o pódio com 5,1%.

A pesquisa ouviu, ao todo, 624 pessoas nos dias 22 e 23 de janeiro, todos residentes na cidade do Recife, e possui um nível estimado de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. “É uma margem de erro que costumamos adotar em nossas pesquisas eleitorais. Então é um número razoável,” declarou Adriano.

Confira os dados na arte abaixo:

 

 

Últimas notícias