Série C

Náutico, Santa Cruz e Salgueiro: a revolução pernambucana na Série C

Em menos de dois meses, pernambucanos subiram de patamar na Terceirona

Diego Toscano
Cadastrado por
Diego Toscano
Publicado em 03/07/2018 às 8:12
Guga Matos/JC Imagem
Em menos de dois meses, pernambucanos subiram de patamar na Terceirona - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Em menos de dois meses, o futebol pernambucano renasceu na Série C. Na quinta rodada do Grupo A, Náutico e Salgueiro estavam na zona de rebaixamento, enquanto o Santa ocupava a sétima posição. Sete jogos depois e pela primeira vez nesta Terceirona, o estado tem dois dos três representantes na zona de classificação: o Timbu é o vice-líder e a Cobra Coral tem a quarta posição na tabela. Já o Carcará, apesar de não estar no G-4, não perde há sete jogos, com três vitórias e quatro empates.

A transformação mais marcante foi na Rosa e Silva. Desde a chegada de Márcio Goiano, no final de maio, são cinco vitórias (Globo, Remo, Santa Cruz, Botafogo-PB e Atlético-AC) e uma derrota (ABC). Da lanterna pra vice-liderança, alcançada no quarto triunfo seguido, no último sábado, contra os líderes do Acre. São 11 gols marcados e seis sofridos.

“O mais importante é o trabalho de campo. Os atletas entenderam o que a gente queria: tranquilidade, equilíbrio, personalidade e confiança. Olhei individualmente e fiz mudanças, tomando decisões. Eles deram a resposta positiva e o time cresceu. Disse a eles no vestiário que, com as referências que eles estão nos dando, a gente vai cobrar muito mais”, ressaltou o treinador alvirrubro.

Apesar da oscilação na Era Roberto Fernandes, com duas vitórias em seis jogos, o Santa Cruz é o pernambucano que mais esteve no G-4 do Grupo A. São sete rodadas. Depois de entrar novamente na zona de classificação, o Santa Cruz traçou como meta fazer o dever de casa para garantir a classificação. Dos seis jogos que restam para encerrar a primeira fase, quatro serão no Arruda, com jogos seguidos em casa nas próximas duas rodadas: Remo e Globo.

“Essa vitória contra o ABC fora de casa era o resultado que estávamos buscando, pois colocou o Santa Cruz de volta ao G-4”, afirmou o comandante coral. “O triunfo veio em um momento fundamental, pois teremos dois jogos em casa e o apoio do torcedor será importante para empolgar o elenco e conseguir uma consolidação na zona de classificação. Temos quatro jogos no Arruda, se fizermos o dever de casa estamos classificados”, acrescentou o treinador.

CARCARÁ

Por fim, o Salgueiro só não está no G-4 junto com os companheiros porque falhou no final dos últimos dois jogos. Contra Globo-RN e Confiança-SE, ambos no Cornélio de Barros, vencia o jogo até os acréscimos da etapa final, quando levou gols e ficou no 1x1 nos dois confrontos.

Mesmo assim, o Carcará não perde há sete jogos, com três vitórias (ABC, Juazeirense-BA e Remo) e quatro empates (Santa Cruz, Botafogo-PB, Confiança-SE e Globo-RN). Evoluiu, saindo da lanterna da competição para a luta pelo G-4. Hoje, está a dois pontos do Santa, que abre a zona de classificação da Série C.

Últimas notícias