Libertadores

Na prorrogação, River Plate vence o Boca Juniors e conquista o título da Libertadores

Depois de empatarem em 1x1 no tempo regulamentar, Quintero e Martínez marcaram na prorrogação e deram o título para o River Plate

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 09/12/2018 às 19:06
ESTADÃO CONTEÚDO/MANU FERNANDEZ
Depois de empatarem em 1x1 no tempo regulamentar, Quintero e Martínez marcaram na prorrogação e deram o título para o River Plate - FOTO: ESTADÃO CONTEÚDO/MANU FERNANDEZ
Leitura:

Depois de muitas indefinições, finalmente a grande final da Taça Libertadores da América aconteceu. No estádio Santiago Bernabéu, na Espanha, o River Plate venceu o Boca Juniors por 3x1, na prorrogação, e conquistou o título continental. Depois de empatarem em 1x1 no tempo regulamentar, o River Plate dominou a prorrogação e marcou dois gols com Quintero e Pity Martínez.

No primeiro jogo da decisão, Boca Juniors e River Plate empataram em 2x2, na Bombonera, e o novo empate levou a finalíssima para o tempo extra. No estádio do Real Madrid, a final da Libertadores reuniu grandes jogadores do futebol mundial, como Lionel Messi, Griezmann e Godín.

O JOGO

Com os primeiros minutos de jogo bastante pegado, River Plate e Boca Juniors tiveram dificuldade para criar oportunidades efetivas de gol. Aos 10 minutos, depois de escanteio, Izquierdoz desviou, e o capitão do Boca, Pérez, chutou de primeira, mas sem muita força e Armani defendeu, o lance foi o melhor do começo de jogo.

Aos 30 minutos, o Boca Juniors voltou a assustar a defesa de River Plate. Depois de uma falta frontal ao gol de Armani, o atacante Benedetto cobrou forte na barreira, a bola desviou e sobrou novamente para o capitão Pablo Pérez, que chutou com perigo para fora.

Melhor na primeira etapa, o Boca Juniors chegou com mais perigo ao gol. Aos 39 minutos, depois de boa jogada pelo lado direito do ataque do Boca, o goleiro Armani interviu bem no cruzamento e evitou que a ola chegasse ao centroavante Benedetto, que estava no meio da área esperando para cabecear.

No final da primeira etapa, Benedetto mais uma vez foi decisivo para o Boca Juniors na Libertadores. O atacante abriu abriu o placar da decisão aos 44 minutos, em um contra-ataque mortal, depois de uma das poucas chances que o River Plate teve. Nández dá excelente passe em profundidade para o camisa 18, que limpa a marcação e toca na saída de Armani.

Precisando sair para o jogo no segundo tempo por causa do placar adverso, o River Plate chegou bem aos três minutos da segunda etapa. Fazendo o pivô, o atacante Lucas Pratto tocou bem para Nacho Fernández chegar batendo de fora da área com a perna esquerda, passou perto.

Aos 22 minutos do segundo tempo, Lucas Pratto, que também já havia marcado no primeiro jogo, empatou a partida no Santiago Bernabéu. Depois de Nacho Fernández tabelar com Palacios, a bola foi rolada para o camisa 27, que só fez empurrar para as redes.

PRORROGAÇÃO

Com empate em 1x1 no tempo regulamentar, a finalíssima da Libertadores foi para a prorrogação. E logo no primeiro minuto do tempo extra, o meio-campista Barrios, do Boca Juniors, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. Aos 12 minutos da primeira etapa, Álvares, que saiu do banco, chutou com perigo para o gol de Andrada.

Melhor na prorrogação, o River Plate viu seu futebol melhorar depois da entrada do meia colombiano Quintero. E foi dele o gol da virada, aos três minutos da prorrogação, depois de uma jogada trabalhada com passe para o colombiano na entrada da área, ele dominou e já ajeitou o corpo para bater firme, no alto. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

Já desesperado, o Boca Juniors se jogou ao ataque para tentar o empate, mas sem sucesso. No contra-ataque mortal, Pity Martínez carregou a bola até a área do Boca Juniors, que estava sem goleiro, para fazer o terceiro gol do River Plate e concretizar o título. 

FICHA DO JOGO

(3) River Plate: Armani, Montiel (Mayada), Maidana, Pinola, Casco, Ponzio (Quintero), Enzo Pérez, Palacios (Álvarez), Fernández (Zuculini), Pity Martínez e Lucas Pratto. Técnico: Marcelo Gallardo

(1) Boca Juniors: Andrada, Buffarini (Tévez), Izquierdoz, Magallán, Olaza, Barrios, Nández, Pablo Pérez, Pavón, Benedetto (Ábila) e Villa (Jara). Técnico: Guillermo Schelotto

Local: Santiago Bernabéu (Espanha). Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai). Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai). Gols: Benedetto, aos 44 min do 1ºT, e Lucas Pratto, aos 22 min do 2ºT, Quintero, aos três min do 2ºT da prorrogação, e Pity Martínez, aos 16 min do 2ºT da prorrogação. Cartões amarelos: Ponzio, Ignacio Fernández, Maidana (River Plate); Pablo Pérez, Barrios e Tévez (Boca Juniors); Cartão Vermelho: Barrios (Boca Juniors)

Últimas notícias