pentatlo moderno

Yane Marques conta experiência esportiva em palestras

Yane Marques já apresentou três palestras com foco na sua vivência esportiva. Além dos treinos, ela deve ampliar o projeto em 2017

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 18/12/2016 às 7:44
Hesíodo Góes/Seturel-PE
Yane Marques já apresentou três palestras com foco na sua vivência esportiva. Além dos treinos, ela deve ampliar o projeto em 2017 - FOTO: Hesíodo Góes/Seturel-PE
Leitura:

Medalhista olímpica em Londres-2012 e um dos principais nomes do pentatlo moderno no mundo, a pernambucana Yane Marques enveredou por um novo caminho utilizando sua experiência esportiva. Ela recebeu três convites para ministrar palestras motivacionais em empresas, gostou da ideia e pretende aproveitar seu tempo para desenvolver projetos paralelos nos palcos. Até agora, Yane já fez três apresentações. Ela, inclusive, é uma das finalistas da categoria melhor atleta do Prêmio Pódio Pernambuco, que será realizado na próxima quinta-feira.

O novo caminho se ajustou bem ao momento de carreira da pernambucana. Ela explicou que o ano pós-olimpíada é sempre mais tranquilo. Por isso, a pentatleta quer desacelerar e pensar em novos projetos que valorizem sua trajetória esportiva sem, necessariamente, deixar de lado sua rotina de atleta. “Continuo treinando e vou continuar competindo, mas não vou manter o ritmo de antes. Vou analisar e escolher competições para disputar em 2017”, comentou Yane, que, por conta do encerramento do ciclo olímpico, vai perder boa parte de seus patrocinadores, entre eles a Cisco, Petrobrás, o apoio da Nike e o contrato com o Exército.

CONVITE

A proposta de ministrar palestras surgiu depois do convite de uma empresa. Yane teria que motivar pessoas a partir de sua experiência esportiva. Na ocasião, ela conta sua história. O começo da jornada, suas vitórias, rotina baseada na disciplina, abnegação e resiliência. Essas são características fundamentais de quem vive no esporte, sempre buscando formas de superação, mas também são comportamentos que podem e devem ser aplicados na rotina de qualquer pessoa. 

“Cada empresa tem sua particularidade. Elas antecipam o conteúdo das apresentações e eu estudo as melhores formas de passar a mensagem para os funcionários. Sempre direcionando a palestra para a minha realidade de atleta. O retorno tem sido muito positivo. As pessoas interagem e eu estou me sentindo à vontade com essa nova proposta”, revelou a pentatleta, que é natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado.

Yane também estuda a possibilidade de desenvolver outros projetos no âmbito esportivo. A ideia é oferecer cursos de convivência prática. Com a proposta de desenvolver uma carreira paralela ao alto rendimento do pentatlo moderno, Yane segue os passos de grandes nomes do esporte. Os ex-jogadores de vôlei Giovane Gávio, Giba e Bernardinho, de basquete, Oscar Schmidt, os velejadores Amyr Klink e Lars Grael, a ex-saltadora Maurren Maggi fazem parte do grupo de esportistas palestrantes. Por exemplo, o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, é um dos mais procurados no País.

NOVO CICLO

Embora esteja seguindo novos rumos na carreira, Yane Marques não descarta encarar o novo ciclo olímpico de Tóquio-2020. Se confirmar sua intenção, ela tentará vaga na sua quarta disputa olímpica. Até aqui, ela já participou de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Atualmente com 32 anos, a pernambucana figura na 18ª colocação do ranking internacional da modalidade. Entre seus principais resultados estão o bronze dos Jogos de Londres-2012, o bicampeonato pan-americano do Rio-2007 e Toronto-2015, o vice-campeonato mundial em 2013 e o bronze no Mundial de 2015.

Últimas notícias