pentatlo

Medalhista olímpica, Yane Marques defende prática esportiva

Para Yane Marques o pentatlo moderno foi o principal responsável por transformá-la em referência internacional

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 24/12/2016 às 8:13
Divulgação
Para Yane Marques o pentatlo moderno foi o principal responsável por transformá-la em referência internacional - FOTO: Divulgação
Leitura:
Com uma carreira sólida no pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques se transformou em uma referência esportiva no cenário internacional. Ela é uma das melhores do mundo na sua modalidade e um dos principais nomes olímpicos do País na atualidade. Apesar de influenciar muitos atletas profissionais e amadores e até os jovens da base, Yane acredita que o esporte é o dono dos holofotes. 

“Eu não me coloco na condição de pessoa responsável por isso. Mas acho que o esporte de uma forma geral inspira. Eu sou professora de educação física e defendo essa bandeira de o esporte enquanto ferramenta de educação é muito eficiente. Então, de verdade, as crianças que iniciam uma vida no esporte têm um futuro muito produtivo, um aprendizado em cada etapa da vida. Uma carreira muito exitosa”, argumentou a pentatleta, que fechou o ano com a conquista do nono troféu de melhor competidora de Pernambuco, anteontem.


CURRÍCULO

Esse ano Yane Marques disputou sua terceira Olimpíada na carreira, ficou no 23º lugar e já confessou várias vezes que não era o resultado que esperava. Em Londres-2012, ela conquistou a medalha de bronze e considera o feito seu melhor momento na carreira. Além disso, a pernambucana, natural de Afogados da Ingazeira, é bicampeã pan-americana (Rio de Janeiro-2007 e Toronto-2015), vice-campeã mundial em 2013 e bronze no mundial de 2015.

Em 2017, ela já adiantou que não pretende continuar no mesmo ritmo de competições e treinos. Não descarta, porém, encarar novo ciclo olímpico de Tóquio-2020. Yane pretende observar as mudanças na rotina para depois decidir quais rumos tomar na carreira. Por enquanto, ela está aproveitando as férias até a próxima temporada começar.

Últimas notícias