nataçáo

Presidente da CBDA é preso em operação da Polícia Federal

Coaracy Nunes foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, em São Paulo. O presidente da CBDA é acusado de desvio de recursos públicos

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 06/04/2017 às 10:13
Divulgação/CBDA
Coaracy Nunes foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, em São Paulo. O presidente da CBDA é acusado de desvio de recursos públicos - FOTO: Divulgação/CBDA
Leitura:

O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, foi preso na manhã desta quinta-feira durante operação da Polícia Federal que investiga e combate o desvio de recursos públicos na entidade esportiva. A operação recebeu o nome de Águas Claras, prendeu mais três pessoas no Rio de Janeiro e enviou outros 16 mandatos de busca e apreensão que também foram cumpridos. As medidas foram expedidas pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

DENÚNCIAS

O trabalho começou após denúncias de atletas, ex-atletas e empresários ligados aos esportes da CBDA (natação, polo aquático, nado sincronizado, maratona aquática e saltos ornamentais). Dessa forma, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal iniciaram a investigação com o apoio da Controladoria-Geral da União. 

As informações dão conta que cerca de R$ 40 milhões foram repassados à CBDA, mas não foram utilizados pelos dirigentes para fins esportivos. A lei previa que os recursos públicos fosses aplicados em convênios e medidas de fomento ao esporte no País, o que não aconteceu. Esse valor foi instrumento de uma série de esquemas de desvios por meio de convênios e leis de fomento ao esporte. Em contrapartida, há indícios que o dinheiro foi utilizado para uso pessoal dos dirigentes esportivos. 

Últimas notícias