Nacional

Clube Português/Aeso busca campanha inédita na Liga Nacional de Handebol

Nenhuma equipe do Nordeste conseguiu ser semifinalista da competição interclubes mais importante do Brasil

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 09/10/2017 às 9:00
Divulgação
Nenhuma equipe do Nordeste conseguiu ser semifinalista da competição interclubes mais importante do Brasil - FOTO: Divulgação
Leitura:

Com a meta de fazer história no handebol brasileiro, a equipe feminina do Clube Português/Aeso viaja nesta segunda-feira (9) para Concórdia-SC, onde vai disputar a fase final da Liga Nacional Adulta. Nesta edição da competição interclubes mais importante do País, o time luso tem o objetivo de ser o primeiro do Nordeste a chegar à semifinal. Em 2016, as comandadas de Cristiano Rocha ficaram com o quinto lugar. Elas entram na disputa deste ano motivadas pela conquista do bicampeonato na Conferência Nordeste, no último dia 1º, em Fortaleza (CE).

Antes da fase final, a Liga Nacional de Handebol é estruturada em quatro regionais. Só então os campeões e vice-campeões das Conferências Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sul-Sudeste se reúne para definir o título. O time pernambucano se credenciou à competição depois que se classificou à final da disputa da Região. Na decisão, conquistou o bicampeonato do torneio ao superar o Fortaleza/IFCE por apertados 15x14. As cearenses também irão competir na fase final.

Até a decisão nacional, as equipes oriundas das quatro conferências são divididas em duas chaves com oito clubes. Apenas os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais. É justamente nesse momento da competição que o time pernambucano pretende chegar.

“Temos totais condições de atingir esse objetivo, principalmente por causa da estrutura e continuidade de trabalho que temos aqui, com o mesmo perfil e filosofia técnica desde as categorias de base. Cristiano (Rocha) também é técnico da seleção brasileira (da categoria juvenil), temos várias atletas com passagens pela seleção e as meninas também já têm vivência na Liga. Queremos sair em primeiro da nossa chave para fazer um bom cruzamento (nas semifinais)”, avaliou o supervisor técnico da equipe lusa, André Diniz Gonçalves.

EQUIPE

Para levar o Nordeste, pela primeira vez, à semifinal da Liga Nacional, o Clube Português/Aeso conta com uma equipe que mescla experiência e juventude. Muitas atletas são oriundas da categoria júnior e outras são veteranas. Os exemplos mais emblemáticos são Priscilla Annes, integrante da seleção brasileira de handebol de areia, e Carla Santana, de 50 anos. “Dá para a gente ficar entre os quatro. O negócio é chegar lá e o jogo encaixar”, comentou Carla.

Últimas notícias