atletismo

Érica Sena comemora melhor ano de sua carreira

Pernambucana conquistou o título do circuito mundial de marcha atlética. Érica Sena e atualmente a melhor marchadora sul-americana e mira pódio em Tóquio

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/12/2017 às 17:13
Divulgação
Pernambucana conquistou o título do circuito mundial de marcha atlética. Érica Sena e atualmente a melhor marchadora sul-americana e mira pódio em Tóquio - FOTO: Divulgação
Leitura:

Melhor marchadora da América Latina, a pernambucana Érica Sena está prestes a finalizar a melhor temporada da carreira. Foi em 2017 que ela faturou o Challenger da modalidade, alçou o topo do ranking da marcha atlética e ganhou mais confiança para seguir firme no ciclo preparatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Érica atualmente reside em Cuenca, no Equador, onde conseguiu significativa evolução nos últimos anos.

De acordo com a análise da atleta, o caminho para chegar à Olimpíada foi muito bem traçado. “Tenho muitas coisas para trabalhar. Mas sabemos que estamos no caminho certo, com a conquista de resultados expressivos dos últimos anos. Falta pouco para chegar ao objetivo, que é ganhar uma medalha. No Mundial deste ano briguei até a última volta, faltou muito pouco. A diferença de tempo para chegar ao pódio foi mínima. Estamos aprendendo e melhorando para chegar cada vez mais forte”, observou Erica, que tem como melhor marca na carreira 1h26min59seg.

CAMPEÃ

Esse tempo é responsável pelo novo recorde Sul-Americano, cravado no Campeonato Mundial de Londres, em agosto. O resultado é histórico e coloca Erica entre as melhores marchadoras do mundo. Por conta disso, ela conquistou o título do Circuito Mundial da modalidade, organizado pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf). Ainda no ano passado, ela já havia encerrado os 20km dos Jogos Olímpicos na sétima colocação.

Não era o resultado que a pernambucana esperava. E no lugar de amargar a frustração de ter chegado tão perto do pódio, ela preferiu reunir forças para buscar a medalha na edição dos Jogos de Tóquio. Aos 32 anos, a atleta pontuou suas conquistas. “Esta foi a melhor temporada da minha vida. Ganhei Challenger final, fui quarta no Mundial, bati recorde sul-americano e fui além da minha marca para melhorar esses resultados. Só faltou uma medalha no Mundial”, observou a pernambucana, que continuou. “2018 é um ano muito curto. A principal competição será em maio, no Campeonato Mundial de marcha. Em junho teremos os Jogos Sul-Americanos. Mas o grande objetivo é o Mundial”, garantiu.

Últimas notícias