Pernambucano

Santa Cruz aposta na força do Arruda nas decisões

Tricolor do Arruda só perdeu um jogo eliminatório em seus domínios nos últimos três anos

Diego Toscano
Cadastrado por
Diego Toscano
Publicado em 14/04/2017 às 8:04
Alexandre Gondim/JC Imagem
Tricolor do Arruda só perdeu um jogo eliminatório em seus domínios nos últimos três anos - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Defendendo os títulos do Pernambucano e da Copa do Nordeste, o Santa Cruz quer usar a força do Arruda para levantar mais títulos na temporada. Desde 2014, contra o Salgueiro, na disputa do terceiro do Estadual, o Tricolor só perdeu uma partida em 15 jogos de mata-mata em seus domínios. Amanhã, terá pela frente o próprio Carcará, pela semifinal do Pernambucano.

A derrota para o Salgueiro em 2014 foi um dos momentos mais críticos nos seis anos da reconstrução do Santa no futebol brasileiro. Naquele 22 de abril, o Carcará bateu a Cobra Coral por 2x1 no Arruda e tirou a equipe tricolor do Nordestão e da Copa do Brasil de 2015. De lá para cá, porém, só alegrias para a torcida em confrontos eliminatórios.

Desde então são 15 jogos, com 10 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O revés foi contra o Vasco, na 3ª fase da Copa do Brasil de 2016. Na ocasião, perder nem foi tão ruim. Com o revés, o Santa se credenciou para jogar pela primeira vez a Copa Sul-Americana. Ao todo no período, o Santa levantou três títulos (dois Estaduais e 1 Nordestão) e teve três eliminações, mesmo sem perder. Além do Vasco, caiu para o Santa Rita, na Copa do Brasil de 2014, e para Independiente Medellín, na Sula de 2016.

“O fator casa deixa qualquer time forte, mas alguns fatores nos diferenciam. Um deles claro que é a torcida. O outro, que é muito particular do nosso time, é que não temos um centro de treinamento. Estamos muito à vontade no gramado que treinamos todos os dias. Isso nos credencia para vir forte nos mata-matas”, afirmou o técnico Vinícius Eutrópio.

Para o comandante, a torcida do Santa realmente faz o Arruda ser um local de domínio do clube. “A torcida aqui tem um peso muito grande. E isso é histórico, não só comigo. Por isso que decidimos colocar o jogo (contra o Salgueiro) no sábado às 18h30. Foi pautado na parceria e no apoio que o torcedor nos dá. A gente sabe que eles vão lotar o Arruda. Contra o Itabaiana (quartas do Nordestão), foram quase 22 mil pessoas, e tenho certeza que vamos bater essa meta fácil. Contamos com eles porque sabemos que fazem a diferença”, explicou o treinador.

GINO

Cotado para ser titular contra o Salgueiro, o uruguaio Federico Gino não vê a hora de jogar com o Arruda cheio, característica do Santa nas decisões das últimas temporadas. “No outro dia (contra o Itabaiana), a torcida começou a cantar e nos ajudou muito. Para mim, é um estímulo grande quando eles apoiam. Espero que a torcida nos acompanhe no grito e lote o Arruda”, explicou o jogador, que disputa a vaga de titular com Elicarlos, recuperado de lesão na coxa.

Últimas notícias