Leão

Confira os técnicos medalhões que passaram pelo Sport

O mais recente é Vanderlei Luxemburgo, anunciado na última segunda-feira (29)

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 30/05/2017 às 17:00
AFP
O mais recente é Vanderlei Luxemburgo, anunciado na última segunda-feira (29) - FOTO: AFP
Leitura:

Com a tarimba de ser pentacampeão brasileiro e ter passagens por grandes clubes do futebol nacional, como Santos, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo foi anunciado na última segunda-feira (29) como o novo comandante do Sport. Essa não é a primeira vez que o Leão aposta em um medalhão como treinador.  Já passaram pelo clube da Praça da Bandeira outros técnicos com conquistas importantes no currículo, a exemplo do próprio Ney Franco, campeão da Copa Sul-Americana pelo São Paulo, mas que não teve muita sorte no rubro-negro pernambucano.

Confira os demais técnicos medalhões com passagens pelo Sport e em que circunstâncias deixaram o Leão:

 

Nelsinho Baptista: 2008, 2009

Foi anunciado como novo comandante do time rubro-negro em dezembro de 2007. Campeão brasileiro pelo Corinthians, Nelsinho Baptista foi o treinador que levou o Leão a conquistar a Copa do Brasil de 2008, um dos títulos mais importantes da história do clube. Na Série A do Brasileiro daquele ano, deixou o Sport na 11ª colocação. Também faturou o título do Estadual. Em 2009, nova taça no Pernambucano para o clube da Praça da Bandeira. Saiu do Leão em julho, transferindo-se para o futebol japonês.

Falcão: 2015, 2016

Com a bagagem de ter sido treinador da seleção brasileira na Copa América de 1991, além de colecionar vários títulos nacionais e internacionais como jogador, Falcão chegou ao Sport em setembro de 2015. Ele veio para substituir Eduardo Baptista e tirar o time da difícil situação em que se encontrava no Brasileirão. Ao término daquela temporada, o treinador deixou o Leão na sexta posição na Série A. Em 2016, porém, o treinador acabou sendo desligado depois de perder a final do Pernambucano para o Santa Cruz e de ser eliminado nas semifinais da Copa do Nordeste pelo Campinense. 

Oswaldo de Oliveira - 2016

Campeão do Mundial de Clubes com o Corinthians, Oswaldo de Oliveira desembarcou no Recife para comandar o Sport no dia 27 de abril do ano passado. Ele chegou para substituir Falcão e ficou no clube por seis meses. Seu aproveitamento no Leão foi de 35%. Em 34 jogos comandando o rubro-negro pernambucano, Oswaldo conseguiu 9 vitórias, 9 empates e 16 derrotas.

Ney Franco: 2017

 

 Anunciado como treinador do Sport em março deste ano para suprir a lacuna deixada pela demissão de Oswaldo de Oliveira - o comando do time tinha ficado com o auxiliar Daniel Paulista - Ney Franco teve vida breve no Leão. Ele estava sem treinar um clube desde 2015, quando foi desligado do Coritiba. Ney chegou ao Leão com a tarimba de ter sido campeão da Copa Sul-Americana pelo São Paulo e de ter liderado a seleção brasileira sub-20 entre 2011 e 2012. Não agradou muito. Em 17 jogos, foram 6 vitórias, 4 derrotas e 7 derrotas, com 45% de aproveitamento. O estopim para o desligamento do treinador foi a perda da final da Copa do Nordeste, em uma partida desastrosa, contra o Bahia na Fonte Nova, em Salvador.

Vanderlei Luxemburgo: 2017

Anunciado como novo treinador do Leão na última segunda-feira (29). Chega em um momento difícil para o clube, em que o Sport conquistou apenas duas vitórias neste mês - contra o Santa Cruz, na volta da Copa do Nordeste, e o Grêmio, pela terceira rodada da Série A. O desafio será motivar novamente o grupo, além de resolver problemas de ordem técnica. De acordo com o próprio Luxa, chega para projetar o nome do Sport no cenário nacional, em busca de títulos.

Últimas notícias