EM ALTA

Primeiro mês de Claudinei no Sport tem agradado torcida e jogadores

Em apenas 30 dias, o treinador conseguiu modificar a forma de jogar do Leão e melhorou o aproveitamento da equipe

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 25/05/2018 às 8:08
Foto: Williams Aguiar/ Sport
Em apenas 30 dias, o treinador conseguiu modificar a forma de jogar do Leão e melhorou o aproveitamento da equipe - FOTO: Foto: Williams Aguiar/ Sport
Leitura:

Quando desembarcou na capital pernambucana, há um mês, o técnico Claudinei Oliveira tinha um enorme desafio em suas mãos: recuperar a imagem do Sport. Isso porque no primeiro semestre o time colecionou fracassos: eliminações precoces no Pernambucano (para o Central) e na Copa do Brasil (diante do Ferroviário-CE). Além disso, tinha a missão de reorganizar a equipe para evitar um possível rebaixamento, já que os rubro-negros começaram mal no Brasileirão, com derrota para América-MG e empate com o Botafogo. Nos seus primeiros 30 dias à frente do Leão, o treinador não só melhorou o aproveitamento da equipe (58% contra 55% de Nelsinho), como deu uma cara ao time leonino.

Ao contrário de Baptista, que deixou o clube sem repetir nenhuma escalação nos 17 jogos que comandou, Claudinei logo de cara definiu uma base e procurou mexer o mínimo possível de uma rodada para outra. Uma atitude simples, mas que fez com que a equipe ganhasse em conjunto com o aumento do entrosamento dos jogadores. Com relação ao aspecto tática, Oliveira chegou com uma proposta simples e de fácil entendimento dos atletas.

Ciente da limitação financeira do clube, a ideia do treinador desde o início de seu trabalho era de montar um grupo competitivo. Dentro de campo, o que se via, era um Sport compactado e sem oferecer tantos espaços para os adversários quando estava sendo pressionado. Com a posse de bola, os rubro-negros passaram a valorizar mais o controle do jogo e a atacar de maneira vertical. A mudança de postura levou o Sport ao posto de segunda equipe que mais finaliza certo: 41 chutes na meta adversária. Mais próximo da área do outro time, era natural que os resultados começassem a aparecer. Nos quatro primeiros jogos pelo Leão, duas vitórias (Paraná e Bahia), uma derrota (Cruzeiro) e um empate (Corinthians).

APROVAÇÃO

Um dos líderes do time, o meia Marlone ressaltou a importância da chegada do novo comandante. “Desde que Claudinei chegou ele fala sobre organização, balanço entre as linhas, fechar o meio de campo, sair em contra-ataque... E estamos crescendo de rendimento. Cada vez mais estamos colocando em prática o método de trabalho dele e temos tudo para atingir objetivos maiores na competição”, projetou.

Últimas notícias