FAMÍLIAS

Veja dicas para evitar crimes virtuais durante as férias

Os conselhos dados pela PF vão desde o cuidado com uso das tecnologias, ou até mesmo em passeios corriqueiros em família

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/07/2016 às 13:21
Foto: Pixabay
Os conselhos dados pela PF vão desde o cuidado com uso das tecnologias, ou até mesmo em passeios corriqueiros em família - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

O mês de julho é sinônimo de férias para muitas crianças e adolescentes. Para que esse tempo de descanso seja aproveitado da melhor forma, seguir algumas dicas de segurança pode ser indispensável. Pensando nisso, a Polícia Federal lançou uma série de medidas de segurança que podem ser tomadas para quem tem filhos menores de idade. Os conselhos vão desde o cuidado com uso das tecnologias, ou até mesmo em passeios corriqueiros em família.

Com o avanço da tecnologia, o conceito de diversão para muitos pequenos está cada vez mais ligado à internet e ao mundo virtual. Para pais e mães que tenham filhos que vivem conectados, vale seguir as dicas:

1) É importante que os pais tenham conhecimentos básicos de internet e computação

Não é preciso ser nenhum expert, mas é necessário conhecer as redes sociais para saber como funcionam, e desta forma, poder instruir seus filhos.Tenha um vínculo de amizade e cumplicidade com seu filho:

2) Tenha um vínculo de amizade e cumplicidade com seu filho

A rotina corrida de muitas famílias modernas faz com que não haja um diálogo necessário entre pais e filhos, é importante que os responsáveis pelas crianças e adolescentes estejam por dentro do que acontece na vida deles, sobretudo no mundo virtual. Faça ao seu filho perguntas como: Como foi o seu dia hoje? Conheceu novas amizades? Notou alguma coisa ou alguém estranho próximo de você? Ficou chateado com alguém? Alguém postou algo esquisito ou estranho em seu perfil do Facebook/Twitter/Instagram?

3) Não proíba

Cuidado com proibições, proibir, de forma autoritária e arrogante, não educa. Supervisione o acesso das crianças de forma discreta, se perceber algo errado, o melhor caminho é dialogar e orientar os pequenos. 

4) Alerte sobre os perigos

Sempre lembre seus filhos de não colocar informações pessoais exageradas, como endereço; nome da escola; nome de membros da família; fotos da casa e do carro da família; e jamais adicionar pessoas que a criança não conhece. 

COMBATE À PEDOFILIA - No ano de 2015, foram feitas 4 operações de combate a pornografia infantil online em 24 cidades de Pernambuco. Nessas ações, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e três suspeitos foram autuados em flagrante. Além disso, outros 21 suspeitos ainda estão sendo investigados no Estado.

5) Monitore

Se seu filho ainda for pequeno, combine com ele de compartilharem a senha, e se possível, crie o perfil da criança ao lado dela, deste modo, sempre vendo as atividades do pequeno nas redes sociais. Se a criança já for maiorzinha ou for um adolescente, tenha cuidado com os limites da monitoração, não precisa ter a senha dele, mas adicione o perfil do seu filho na sua página, sempre tendo cuidado para não bisbilhotar e invadir o espaço virtual deles.

NUDES - Para os usuários das redes sociais, a PF ainda alerta que fotos ou vídeos íntimos não devem ser compartilhados na internet, mesmo que seja para pessoas conhecidas e de confiança. Muitas vezes, pode acontecer desses registros serem usados como chantagem ou vingança. Além disso, o eletrônico de quem recebeu a mídia pode ser hackeado, perdido ou roubado, aumentando assim a exposição de quem enviou a foto ou o vídeo.

6) Deixe o computador num cômodo comum da casa

Para que os pais possam visualizar o que a criança está acessando, é importante que o uso das tecnologias (notebook, tablet, smartphones) sejam feitos num lugar onde haja outras pessoas presentes. Se possível, é importante nunca deixar que as crianças usem eletrônicos enquanto estiverem sozinhas.

7) Controle o tempo

Não deixe que as crianças e adolescentes passem muito tempo na internet, isso pode ser muito prejudicial, podendo ultrapassar a linha da normalidade rumo a compulsão. Ofereça sempre outras alternativas para distrair seu filho, como passar o tempo juntos, ir ao cinema, ir ao parque, etc.

GAMES - Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgou que pelo menos 75% das crianças de todo mundo, entre 10 e 15 anos, jogam games virtuais diariamente. Dessas, as que jogam mais ou menos uma hora por dia são mais sociáveis e emocionalmente estáveis, já as que jogam mais de 3 horas diárias sofriam diversos problemas emocionais. É preciso que os pais façam os filhos saberem administrar seu tempo, mostrando sempre que há momentos para tudo.

Jogar é um prazer. O estudo realizado pela universidade inglesa também mostrou que um hormônio chamado “dopamina” é liberado pelas crianças e adolescentes enquanto estão jogando. Esse hormônio está presente quando vivenciamos situações agradáveis, provocando um sentimento de prazer e felicidade ao realizar determinada atividade. 

A partir de tantas sensações boas, se forma uma linha tênue entre o limite e o vício nos games. É preciso que os pais fiquem atentos sobre esta questão, para que os filhos possam desfrutar dos jogos de forma saudável e sem se prejudicar.

Quando a criança ou o adolescente demonstram encontrar mais satisfação na vida virtual do que na vida real, já um sinal que algo não vai bem. O tempo excessivo que o usuário se dedica ao mundo online mostra que aquilo que era uma brincadeira pode vir a se tornar um vício altamente sério.

Mesmo no mundo moderno, é importante lembrar que as crianças não estão expostas somente aos perigos virtuais. Um simples passeio em família pode se transformar numa grande dor de cabeça se pais e mães não tomarem alguns cuidados na hora de sair com seus filhos pequenos. A PF também lançou algumas dicas indispensáveis para evitar sequestros e outros problemas na saída com crianças, confira:

1- Não perca as crianças do alcance de sua vista: ao menor descuido elas podem se perder de sua visão;

2- Se estiver em grupo de pais, aconselhe as crianças a ficarem juntas;

3- Oriente sempre as crianças a nunca falarem com estranhos nem sair com eles para lugar nenhum, mas saiba que muitas das vezes pela pouca idade e capacidade de raciocínio elas podem esquecer dos alertas.

4 - Quando estiverem saindo com crianças evitem ficar muito tempo no celular, isso pode lhe distrair e fazer com que sua atenção com o pequeno fique prejudicada.

5 - Se perceber que alguém está se aproximando do seu filho, não hesite em verificar o que está acontecendo.

6 - A tecnologia também pode ser uma grande aliada na proteção as crianças, existem relógios que funcionam através de GPS e auxiliam na localização da criança caso ela se perca ou seja raptada.

7 - É indispensável ter uma pulseira de identificação com nome e telefone dos pais no braço da criança. Se ela se perder, será muito mais fácil que alguém faça contato com a família.

Últimas notícias