Crise Carcerária

Rebelião em maior presídio do Rio Grande do Norte é contida

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o presídio foi totalmente dominado por volta das 5h30

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/01/2017 às 9:08
Foto: Divulgação
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o presídio foi totalmente dominado por volta das 5h30 - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A rebelião em curso na Peniteciária Estadual de Alcaçuz, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, foi contida na manhã deste domingo (15). De acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o presídio foi totalmente dominado por volta das 5h30,  pelas forças de segurança. Ainda segundo a Sesed, não houve conflito entre militares e detentos durante a operação.

A rebelião teve início por volta das 16h30 deste sábado (14) e conforme a Sessed, partiu de uma briga entre presos dos pavilhões 4 e 5, tendo sido restrita aos dois pavilhões. Além disso, em nota divulgada pela secretaria, o número de mortos e feridos ainda estão sendo levantados nas próximas horas, no entanto, 10 mortes já foram confirmadas. 

O governo potiguar não confirmou se a rebelião tem motivação criminal e estuda a possível ligação com facções criminosas.

 

Rebelião

O Presídio de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, é a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte com cerca de 1.150 presos em um espaço com capacidade total para 620. O motim começou porque presos teriam invadido o pavilhão 1 e 5. O pavilhão 5 é uma unidade separada e que faz parte do Complexo de Alcaçuz. 

Atuam no Rio Grande do Norte, além do Primeiro Comando da Capital (PCC), o Sindicato do Crime do RN, rival do grupo paulista e mais próximo da Família do Norte e Comando Vermelho.

Em Alcaçuz, segundo fonte ouvida pelo Estado, os pavilhões 1,2,3 e 4 foram dominados pelo Sindicato do Crime RN e o 5 encontra-se com presos com algum tipo de ligação o PCC.

 

Últimas notícias