MINISTRO DA EDUCAÇÃO

'Avanço muito grande', diz Mendonça Filho sobre MP do Ensino Médio

A Medida Provisória que reforma o Ensino Médio foi aprovada no Senado, nessa quarta-feira (8)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/02/2017 às 10:33
Foto: Portal Brasil
A Medida Provisória que reforma o Ensino Médio foi aprovada no Senado, nessa quarta-feira (8) - FOTO: Foto: Portal Brasil
Leitura:

Em entrevista à Rádio Jornal, nesta quinta-feira (9), o ministro da Educação Mendonça Filho, comemorou a aprovação pelo Senado do texto da Medida Provisória que reforma o Ensino Médio. "Eu diria que é um avanço muito grande, a maior mudança estrutural na educação brasileira nas últimas décadas".

Segundo o ministro, a mudança vai possibilitar que o estudante defina "sua própria trajetória, as ênfases do ponto de vista educacional mais próximos de sua linha de conhecimento, do seu projeto de vida, que é o que ocorre no mundo todo", explicou.

Mendonça também rebateu as críticas direcionadas ao projeto. "Algumas pessoas reclamam, mas eu não consigo enxergar um programa dessa magnitude ficar parado, apenas deixando o tempo passar, a gente tinha que agir e felizmente o Congresso aprovou ontem".

"A gente tem dois milhões de jovens que nem trabalham e nem estudam e um milhão de jovens com 17 anos que deveriam estar concluindo o Ensino Médio. Se um quadro tão dramático como esse nao exigisse urgência em reformar, o que poderia exigir?", questionou o ministro da Educação.

Ouça a entrevista do ministro à Rádio Jornal:

Veja o que muda com a aprovação da reforma do Ensino Médio

A principal mudança é a flexibilização da carga horária, permitindo que o estudante escolha as matérias que irá cursar durante o Ensino Médio. Confira, no texto abaixo, alguns pontos da reforma do Ensino Médio:

Grade Curricular

Hoje: 13 disciplinas obrigatórias ao longo dos 3 anos.

Reforma: A cada ano, 60% da carga horária para a Base Nacional Comum Curricular e 40% para itinerários formativos.

Professores

Hoje: Somente docentes que fizeram cursos de formação de professores podem lecionar.

Reforma: docentes de "notório saber" para o ensino técnico e profissional; profissionais graduados em outras áreas, mediante cursos curtos de formação pedagógica; professores formados não só em universidades e institutos superiores, mas também em "faculdades isoladas".

Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia 

Hoje: Obrigatórias nos 3 anos. 

Reforma: A oferta é obrigatória, porém caberá ao aluno cursar as disciplinas.

Divisão do ensino médio 

Hoje: Em três anos. 

Reforma: Percursos formativos são divididos em módulos e, especificamente no ensino técnico, há a possibilidade de conceder certificados intermediários.


 

Últimas notícias