Investigação

Seis presos são mortos em penitenciária de Manaus

No início deste ano, ocorreram massacres em penitenciárias de Roraima (33 mortos), Manaus (56 mortos), e Natal (26 mortos)

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/04/2017 às 8:40
Foto: Reprodução/ Google Maps
No início deste ano, ocorreram massacres em penitenciárias de Roraima (33 mortos), Manaus (56 mortos), e Natal (26 mortos) - FOTO: Foto: Reprodução/ Google Maps
Leitura:

Autoridades brasileiras investigavam a morte de seis presos em uma penitenciária de Manaus, no Amazonas, local onde houve uma rebelião no início deste ano.

As mortes ocorreram na sexta-feira (7), na Unidade Prisional de Puraquequara, nos arredores de Manaus, e "não houve nenhum motim ou rebelião", explicou a Secretaria que administra as prisões do Amazonas, que não detalhou como morreram os presos. O seis mortos estavam em celas separadas, exceto dois deles, que dividiam o mesmo espaço, detalhou a Secretaria. A polícia estava interrogando "detentos que residem nas celas onde ocorreram os crimes", acrescentou.

Crise carcerária

A guerra pelo controle do tráfico de cocaína entre facções rivais deixou cerca de 140 mortos nas prisões do Brasil desde o início do ano, muitos deles decapitados. Os principais massacres aconteceram em Manaus (56 mortos), Roraima (33 mortos), e Natal (26 mortos).

O Brasil, com 622.000 presos em 2.766 unidades, tem a quarta maior população carcerária do mundo, segundo dados oficiais. A superpopulação nas prisões, muitas vezes insalubres e que operam em 167% de sua capacidade, é vista pelos especialistas como uma situação propícia para o domínio do tráfico, que tem nos presídios seus centros de operação.

Últimas notícias