Operação Inópia

PF desarticula esquema de desvio de verba de merenda escolar no Rio

Ao todo, estão sendo cumpridos 51 mandados, 21 de prisão temporária e 30 de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/10/2017 às 7:45
Foto: Agência Brasil
Ao todo, estão sendo cumpridos 51 mandados, 21 de prisão temporária e 30 de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

A Polícia Federal realiza na manhã desta sexta-feira (6) uma operação que visa desarticular um esquema de desvio de recursos destinados a compra da merenda escolar em diversos municípios do Rio de Janeiro, em especial, na Baixada Fluminense.

Estão sendo cumpridos 51 mandados, sendo 21 de prisão temporária e 30 de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias. Cerca de 165 policiais federais estão atuando nas ações.

Operação Inópia

As investigações da PF foram realizadas em conjunto com Controladoria Geral da União (CGU), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Receita Federal e Ministério Público Federal (MPF). Foram identificados diversos procedimentos licitatórios viciados, com evidências de direcionamento dos certames, superfaturamento, corrupção, além da constatação de utilização de empresas constituídas em nome de “laranjas”, blindagem patrimonial e lavagem de dinheiro.

Os presos devem responder por formação de cartel, crime de licitações e corrupção ativa, dentre outros. Eles serão encaminhados ao sistema prisional do Estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Últimas notícias