Compra

Luciano Huck comprou jatinho com empréstimo de R$ 17 milhões do BNDES

O apresentador utiliza o jatinho para gravar seu programa na TV Globo, duas vezes por semana

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/02/2018 às 8:09
Foto: Divulgação
O apresentador utiliza o jatinho para gravar seu programa na TV Globo, duas vezes por semana - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O apresentador Luciano Huck comprou um jatinho particular de 17,7 milhões com dinheiro de um empréstimo concedido pelo BNDES. A aeronave, foi adquirida em 2013, pela Brisair Serviços Técnicos e Aeronáuticos Ltda, onde o apresentador e sua esposa, Angélica, são sócios. O banco Itaú foi utilizado como instituição financeira intermediária. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo, no último sábado (10).

O apresentador utiliza o jatinho para gravar seu programa na TV Globo, duas vezes por semana. Ela comporta oito passageiros e pertence ao banco Itaú, sendo a Brisair sua operadora.

A quantia utilizada para a compra da aeronave veio do programa Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), com juros de 3% ao ano e 114 meses para pagamento.

Segundo a Folha, a assessoria de Luciano Huck diz que “o Finame é um programa do BNDES de incentivo à indústria nacional, por isso financia os aviões da Embraer”.

Nota

Em nota, o BNDES informa que reafirma seu compromisso com a transparência de sua atuação e, em complemento às informações já disponíveis em seu site esclarece, a propósito da informação que circula nas redes sociais sobre o financiamento da compra de uma aeronave por uma empresa do apresentador Luciano Huck:

"A Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda. contratou junto ao Itaú Unibanco S.A., em 2013, empréstimo para aquisição da aeronave da Embraer no valor de R$ 17.712.346,00, por meio do programa BNDES Finame.

As condições seguiram aquelas definidas pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI), programa do governo federal operacionalizado pelo BNDES segundo condições estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e vigente à época, com taxas de juros fixas entre 3% a.a. e 3,5% a.a. e oferecidas a qualquer empresa que obtivesse financiamento à aquisição de máquinas e equipamentos.

Até dezembro de 2017, havia 1.036.572 operações registradas no BNDES com as condições do PSI, o que demonstra a pulverização do programa entre milhares de empresas de todo o Brasil.

O processo de concessão de financiamento do BNDES Finame é realizado por meio de agentes financeiros credenciados, que podem ser bancos, cooperativas e agências de fomento, por exemplo. Os agentes analisam o risco de crédito e decidem pela concessão do financiamento. O BNDES repassa os recursos após a verificação dos requisitos exigidos pelo produto.

É importante ressaltar que a principal função do BNDES Finame é fomentar a indústria brasileira de bens de capital, criando mecanismos de crédito que estimulem a produção, aquisição e comercialização de bens, máquinas e equipamentos nacionais, devidamente credenciados no Finame. Este credenciamento verifica o índice de nacionalização do bem ou se sua industrialização cumpre o Processo Produtivo Básico (PPB)".

Últimas notícias