Violência

Latam demite funcionário envolvido em caso de assédio na Rússia

LATAM declarou ter ficado incomodada com a postura do servidor de aeroportos que propagou posicionamento machista na Rússia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/06/2018 às 13:04
Foto: Reprodução
LATAM declarou ter ficado incomodada com a postura do servidor de aeroportos que propagou posicionamento machista na Rússia - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

A Latam demitiu nesta quarta-feira (20) o supervisor de aeroportos Felipe Wilson, que participou de um vídeo na Rússia, durante a Copa do Mundo, assediando três mulheres russas. Na gravação, ele pede que as jovens repitam a frase: "Eu quero dar a b... para vocês", sem explicar o significado.

Consultada pela reportagem do UOL, a Latam declarou ter ficado incomodada com a postura funcionário e divulgou uma nota de repúdio. "A LATAM Airlines Brasil repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou prática discriminatória e reforça que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa. A partir deste pressuposto, a companhia informa que tomou as medidas cabíveis, conforme seu código de ética e conduta", escreveu.

Outro caso de assédio na Rússia

Em diferentes vídeos que circulam pelas redes sociais, pelo menos quatro torcedores com a camisa verde e amarela aparecem ao lado de uma estrangeira cantando palavras obscenas sem que a moça os compreenda. Entre o grupo de torcedores está o advogado pernambucano Diego Valença Jatobá, ex-secretário de Turismo de Ipojuca. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma nota de repúdio a esse tipo de comportamento e levará o caso ao conselho de ética.

O segundo homem identificado é o tentente Eduardo Nunes, que serve em Lages, em Santa Catarina. O comando da PM catarinense garante abrir um processo administrativo-disciplinar para apurar a conduta do profissional.

O último torcedor identificado, até o momento, é o engenheiro civil Luciano Gil Mendes Coelho, que foi preso em 2015 em uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) com a Controladoria Geral da União (CGU) para desarticular um esquema de desvio de dinheiro público na Prefeitura de Araripina, no Sertão de Pernambuco, onde ele trabalhava.

Segundo a investigação, o grupo desviava repasse do Ministério da Educação, que deveria ser usado para a construção creches e escolas e quadras esportivas. Ainda de acordo com O Globo, o engenheiro também foi secretário de Saúde e de Educação do Estado do Piauí.

Investigação na Copa do Mundo

A jurista russa Alyona Popova fez uma denúncia contra os brasileiros que aparecem no vídeo falando palavras obscenas com uma turista estrangeira. A jurista fez uma petição por violência e humilhação pública à honra e à dignidade de outra pessoa. De acordo com o portal UOL, a partir disso, o Ministério de Assuntos Interiores deve começar a investigar o caso, além de analisar os relatos já publicados na imprensa.

Alyona é ativista feminista e uma das maiores referências em defesa dos direitos da mulher. Segundo ela, as punições para os ofensores podem variar de multa até restrições na Rússia.

Últimas notícias