Drogas

Legalização do uso recreativo da maconha entra em vigor no Alasca

Há a preocupação de que a lei seja derrubada por um governo estadual ou um presidente americano conservador após as eleições do Executivo em 2016

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 24/02/2015 às 13:58
Foto: Maj. Will Cox / Georgia Army National Guard
Há a preocupação de que a lei seja derrubada por um governo estadual ou um presidente americano conservador após as eleições do Executivo em 2016 - FOTO: Foto: Maj. Will Cox / Georgia Army National Guard
Leitura:

Entrou em vigor nesta terça-feira (24) a legalização do consumo, cultivo e posse para fins recreativos da maconha no Alasca, que se torna o terceiro Estado americano a liberar o consumo da erva, após Colorado e o Estado de Washington.

A medida havia sido aprovada em referendo realizado em novembro, junto com as eleições parlamentares nos EUA, com 52% dos votos. Na ocasião, o Oregon e o Distrito de Colúmbia, onde fica a capital Washington, também aprovaram a legalização.

Na lei do Alasca, qualquer cidadão maior de 21 anos poderá portar até uma onça (28 g) da droga refinada e ter em casa até seis plantas de maconha, das quais apenas três poderão estar em período de florescimento.

O comércio da droga ainda continua proibido, mas os usuários poderão fazer trocas por outros produtos, desde que não haja envolvimento de dinheiro. A previsão é que o cadastro para o licenciamento das primeiras lojas seja autorizado em 2016.

Outros detalhes da lei ainda estão pendentes. Um dos artigos proíbe que se fume maconha em público, embora não especifique o que significa isso. A interpretação está em discussão no Legislativo local.

Enquanto isso, a polícia adotará interpretações diferentes. Em cidades como a capital Anchorage, os agentes proibirão que se fume a droga em calçadas próximas a parques, ainda que o usuário esteja em propriedade privada.

No polo Norte, no entanto, o entendimento será de que é permitido fumar a droga do lado de fora das casas, desde que não incomodem os outros vizinhos com ruídos.

Há a preocupação também de que a lei seja derrubada por um governo estadual ou um presidente americano conservador após as eleições do Executivo em 2016. A tendência política do Estado é se alinhar com o Partido Republicano.

O próximo Estado a permitir o consumo, o cultivo e a posse da erva é o Oregon, em julho. No Distrito de Colúmbia, só foi despenalizado o consumo da droga.

Últimas notícias