EUA

Obama confirma morte de líder talibã em ataque de drones

Para Obama, a morte do mulá Mansur poderia facilitar as negociações de paz no Afeganistão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 23/05/2016 às 6:53
Foto: CHRISTOPHE ENA/ POOL /AFP
Para Obama, a morte do mulá Mansur poderia facilitar as negociações de paz no Afeganistão - FOTO: Foto: CHRISTOPHE ENA/ POOL /AFP
Leitura:

O presidente Barack Obama confirmou nesta segunda-feira (23) a morte, em um bombardeio de drones americanos, do mulá Mansur e afirmou que o óbito do líder talibã poderia facilitar as negociações de paz no Afeganistão.

"Eliminamos o líder de uma organização que continua conspirando e atentando contra americanos e contra as forças da coalizão, fazendo a guerra contra o povo afegão e alinhada com grupos extremistas como Al-Qaeda", afirma Obama em um comunicado, em referência ao bombardeio executado no sábado por drones americanos no território do Paquistão.

Fontes talibãs confirmaram no domingo (22) a morte do mulá Akhtar Mansur e indicaram que os insurgentes islamitas já haviam iniciado uma "shura" (conselho) para escolher o sucessor.

Obama disse que Mansur era contrário a um "compromisso sério de negociações de paz" e a acabar com a violência que já matou afegãos inocentes, homens, mulheres e crianças.

O presidente americano, que iniciou uma visita de três dias ao Vietnã, pediu aos talibãs que "aproveitem a oportunidade para iniciar o processo de reconciliação com o governo afegão, como único caminho real para acabar com o conflito".

Últimas notícias